Teatro São Paulo

TEATRO

Os Suburbanos

Os Suburbanos

Foto: divulgação

Teatro das Artes (Shopping Eldorado – 3º piso)

Teatro

Os Suburbanos

Comédia de esquetes, retrata
estilo de vida da periferia e estreia em São Paulo no Teatro das Artes

Até 28 de fevereiro de 2010

Depois de sucesso no Rio de Janeiro (em cartaz desde 2005), a comédia Os Suburbanos, que tem texto e direção de Rodrigo Sant’Anna, estreia em São Paulo dia 8 de janeiro, sexta-feira às 21h30 no Teatro das Artes (Shopping Eldorado). Composta por seis esquetes sobre o universo da periferia carioca, o espetáculo é uma comédia de costumes bem brasileira, com pitadas do besteirol dos anos 80. Já passou pelos teatros Maria Clara Machado (Gávea), Teatro do Leblon, Teatro do SESI, Teatro Miguel Falabela, Teatro Municipal de Macaé, Angra dos Reis (RJ) e Itajubá (MG).

Os esquetes exaltam a linguagem, maneirismos, angústias e anseios dos moradores dos subúrbios cariocas, com algumas adaptações para a realidade da periferia paulistana. O espetáculo expõe situações peculiares, como a briga pelo marido- galinha no pagode, a espera pelo ônibus no ponto, a busca pelo lugar mais frequentado pelos artistas na praia, a correria diária no trem lotado, a tentativa de ser higiênico no motel barato e, por fim, o encontro de todos os personagens durante um apagão no hospital.

“O que me chama a atenção nas pessoas do subúrbio, onde eu mesmo morei muito tempo, é principalmente a espontaneidade”, diz o diretor. “Existe no subúrbio um tipo de comportamento descompromissado com as regras de etiqueta comum às pessoas que encontramos em um bairro mais nobre, como Ipanema, Copacabana ou Jardins”, explica. “Acredito que seja um comportamento de qualquer pessoa que viva à margem das classes de etiquetas, fora das colunas sociais, não só no Rio de Janeiro, mas em qualquer subúrbio ou periferia brasileira.”

A montagem criativa

Os Suburbanos foi montada um ano depois do ator e diretor ter se formado. Da falta de recursos veio a criatividade, e Rodrigo Sant´Anna contou com o apoio de sua mãe, que fez um empréstimo para a realização do espetáculo. “A dificuldade foi definir como ambientar seis esquetes com diferentes cenários, sem dinheiro”, explica. E a solução veio por meio de três telões com colagens fotográficas e um sofá-cama que permanece o tempo todo no palco e é usado inicialmente como palco, parede de ponto de ônibus, trem e depois se transforma em uma cama de motel.

O cenário, criação de Rodrigo Sant´Anna e Daniel Fonseca, traz ainda uma estrutura formada pela frente de uma Kombi anexada a um quadro de bicicleta, que se move de um lado para o outro e serve de janela para os atores anunciarem os títulos de cada esquete, no estilo dos anúncios dos destinos dos lotações que saem dos subúrbios. Após a primeira temporada de Os Suburbanos no Rio de Janeiro, Rodrigo foi convidado pelos produtores do Turma do Didi (Rede Globo) para fazer parte do programa e está há quatro anos como o Dodô.

Texto e direção: Rodrigo Sant´Anna.
Elenco: Rodrigo Sant´Anna, Thalita Carauta e Isabelle Marques.

Estreia dia 8 de janeiro de 2010  - Sexta-feira às 21h30 no Teatro das Artes (Shopping Eldorado – 3º piso)
Duração: 80 minutos. Ingressos: R$ 50,00 (sextas) e R$ 60,00 (sábados e domingos). Indicação etária: 14 anos.
Temporada: sextas e sábados às 21h30 e domingo às 19h30. Até 28 de fevereiro de 2010

Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável - Fernanda Teixeira
ARTEPLURAL Comunicação
fernanda@artepluralweb.com.br www.artepluralweb.com.br
adriana@artepluralweb.com.br

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet