Agenda Brasil

AGENDA BRASIL - Palestra - Amazônia

TEDxAmazônia

Por Vinícius Lacerda

UM TED NO MEIO DA FLORESTA AMAZÔNICA

Reconhecido mundialmente, o encontro apresenta inovações de áreas tão diversas quanto tecnologia, ciência, arte e design

Uma das conferências mais respeitadas do mundo acontecerá dentro da Floresta Amazônica, no Auditório Flutuante do Jungle Palace Hotel (localizado a 50 minutos de Manaus), nos dias 06 e 07 de novembro. O TEDxAmazônia reunirá 50 palestrantes e cerca de 400 pessoas de todo o mundo para debater como nossas ideias podem melhorar a “Qualidade de vida para todas as espécies”. A seleção do tema foi fundamental para a característica principal do encontro: diversidade. Tecnologia, educação, ciência, meio ambiente, arte, política pública, civilização, são algumas das áreas que estarão representadas. 

“Qualidade de vida é um tema quase óbvio. Mas é justamente aí que está a sua importância. O mundo está discutindo o tema há décadas e na prática avançamos pouco. Mais do que isso, ainda giramos em torno de pilares fundamentais, mas que restrigem. O design, a comunicação, a biologia, os negócios, não podem ser menos relevantes para a Qualidade de Vida do que o sono ou uma alimentação saudável. Por esta mesma perspectiva nós nos perguntamos: Porque o ser humano é mais importante do que outras espécies quando se fala em Qualidade de Vida? Daí surgiu a extensão de ‘para todas as espécies’”, resume Helder Araujo, Host do TEDxAmazônia.

A Floresta Amazônica como palco da conferência reflete o caráter global do encontro, que terá tradução simultânea para o inglês e espanhol. “Por sua presença física em nove países e interesse político de todo o mundo, ela é um símbolo dessa necessidade urgente de pensar e realizar pelo planeta. Ainda é um lugar repleto de simbolismos e diversidade. Somando toda a sua extensão, por exemplo, quantas línguas são faladas por lá, incluindo as indígenas?”, explica Araujo. 

Este será o primeiro encontro TEDx com dois dias de duração no mundo. A licença foi concedida aos organizadores, pelo sucesso do outro encontro que realizaram: o TEDx São Paulo, considerado pela comunidade TED internacional um dos quatro melhores exemplos do mundo junto com Tóquio, Amsterdã e Paris. Com 48 horas de duração o TEDxAmazônia promete ser ainda mais inspirador em sua missão, que é disseminar “ideias que merecem ser espalhadas”. Serão cerca de 50 palestrantes, com apresentações com duração entre 05 e 15 minutos. O formato é simples e poderoso: palestras curtas, impactantes e focadas na defesa de uma só ideia.

O acesso ao evento é gratuito, mas assim como há a curadoria dos palestrantes, há a curadoria do público. No formulário de inscrição há uma série de perguntas que devem ser preenchidas pelos interessados. “Esse questionário serve para que possamos selecionar a audiência por critérios que passam pela diversidade de áreas de atuação e idade até o potencial que as pessoas presentes tem de disseminar e reverberar a experiência, tanto para a formação de uma comunidade realizadora, quanto impactando mais pessoas. Sabemos que isso não é tão fácil, mas este é o momento em que o TEDxAmazônia começa para gente e para o público”, explica Araujo. 

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser realizadas pelo www.tedxamazonia.com.br até o dia 30 de setembro. Os selecionados receberão a confirmação no dia 04 de outubro. Esta seleção é fundamental para que durante o encontro haja a formação de uma comunidade realizadora. O mesmo tempo dedicado a palestras é dedicado aos intervalos, fomentado o networking entre os presentes. Além disso, as palestras serão gravadas em alta definição e disponibilizadas no site do TEDxAmazônia, semanalmente, após o encontro. 

Sobre o TED:

O TEDxAmazonia é um evento independente, sem fins lucrativos, dedicado a "ideias que merecem ser espalhadas". Trata-se de um herdeiro do TED californiano, a conferência da indústria do Vale do Silício que desde 1984 é um fórum extremamente bem conceituado de cientistas, inovadores, empresários, filósofos, exploradores, visionários. Nomes como Bill Gates, Bono Vox, James Cameron e Al Gore já estiveram entre os palestrantes e público. Na origem o TED era um clube extremamente fechado que servia para que os empreendedores do Vale do Silício tivessem inspiração para suas criações. Mas, em 2005, o TED mudou: nasceu o ted.com, e aquele clube passou a disponibilizar de graça todo o conhecimento que gerava. O ted.comganhou fãs no mundo inteiro – muita gente acha que é a melhor coisa que existe na internet. Ano passado, outra mudança: em mais um esforço de democratização, o TED criou os TEDx, eventos independentemente organizados realizados em qualquer parte do mundo. Em um ano e meio, houve mais de 600 TEDx pelo mundo. Outras informações:  www.tedxamazonia.com.br  www.tedxsaopaulo.com.br

Aproximando cidadãos
Webcitizen Vinícius Lacerda Jornalista
vinicius@webcitizen.com.br
www.webcitizen.com.br

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet