Home / Agenda Cultural de São Paulo / PATUBATÊ no Teatro Municipal Paulo Eiró

PATUBATÊ no Teatro Municipal Paulo Eiró

O FAC – Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, do Governo de Brasília, apresenta

Ruído Sonoro do PATUBATÊ

Projeto de Circulação Nacional do grupo brasiliense PATUBATÊ

 

Entre os dias 6 e 8 de outubro, o Teatro Municipal Paulo Eiró recebe a performance e a criatividade artística de um dos embaixadores da música de Brasília, o PATUBATÊ. Com 18 anos de história, o grupo percussivo já rodou mais de 15 países e, em 2016, circulou por mais de 320 cidades brasileiras

 

PATUBATÊ Foto: Joana França

 

Fred Magalhães, Felipe Fiúza, Rodolfo Muñoz e os DJs Raffa e Leandronik, integrantes do Grupo, dominam o palco como grandes artistas e esbanjam qualidade na arte de fazer música assim como na performance. Os números musicais que executam são coreografados e com a manipulação dos instrumentos, criados por eles, a partir de material reciclável, o espetáculo ganha cor, brilho e movimento. “Ruído Sonoro” é um espetáculo que explora as percepções, hipnotiza plateias e fica na memória, como um show visual e sonoramente impactante. O projeto estreou em janeiro deste ano, quando lotou o Teatro da CAIXA Cultural Brasília em todas as sessões.

 

Os instrumentos, confeccionados a partir de sucatas, toneis de plástico, baldes de metal brilhoso, peças de carro etc., chamam a atenção pela complexidade e impressionam pela afinação. A variedade ritmos que alcançam, nas mãos destes criativos e habilidosos percussionistas, vão desde o maracatu, passando pelo samba, frevo, funk, baião, ijexá, carimbó e tantos outros. Em recente turnê nacional, por cinco capitais, tocando em conjunto com a Camerata Bachiana, e sob o comando do Maestro João Carlos Martins, o Grupo recebeu elogios do regente em cada show que fez.

 

As TURNÊS nacionais e internacionais

A versatilidade aliada a qualidade musical do Patubatê, atrai a atenção dos grandes promotores culturais do Brasil e do mundo. Dentre os principais eventos internacionais que já participaram, destacam-se o Rock in Rio Lisboa/PT e Madri/ES, em 2008, o Festival da Lusofonia na China em Macao e Taipa/CH, de 2011, Goal to Brazil em Nova Iorque/EUA, no ano de 2013, e na edição 2013 do Festival Mundial de Percussão, em Nova Déli/IN. E como principal turnê, a participação, desde 2006, do Programa de Difusão da Cultura Brasileira no Exterior do Ministério das Relações Exteriores em parceira com o Ministério da Cultura, por mais de 15 países.

PATUBATÊ Foto: Joana França

Além de alçarem estes voos mais distantes, o PATUBATÊ já viajou por todos os estados brasileiros, tanto em turnês solo como em grandes Festivais e até mesmo a convite de empresas privadas e dos Governos Federal e Distrital. Dentre os principais eventos estão a Feira Nacional de Agricultura Familiar, no Rio de Janeiro/BR em 2010, o Red Bull X-Fighters, Edição Brasília/BR em 2010, a Rio + 20, a Conferência Global sobre Trabalho Infantil, realizada no ano de 2013 em Brasília, e a Fila Night Run de 2013, aquecendo os corredores em 10 cidades. E, mais recentemente, o Circuito Nacional do Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016, por 329 cidades, que cobriu todo o território brasileiro. Atualmente, realizam o Projeto PATUBATÊ Brasil, de Circulação Nacional, contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

 

Os três DVDs

A performance do Grupo já conta com três DVDs. O primeiro, “Ruído Sonoro”, de 2012, teve como cenário o Estádio Nacional Maná Garrincha ainda em construção, um registro inédito jamais pensado ou realizado por qualquer outra banda no mundo. O “RS02”, segundo DVD do Grupo, foi gravado no Teatro Newton Rossi, no Sesc da Ceilândia, para uma plateia de crianças. O terceiro, ainda em fase de edição, foi gravado na Escola Classe da SQS 308, Super Quadra Residencial Modelo, e tem como cenário um painel de Athos Bulcão, a arquitetura de Oscar Niemeyer e o paisagismo de Roberto Burle Marx, inseridos no planejamento urbanístico de Lúcio Costa.

 

PATUBATÊ. Foto: Ricardo Peixoto

Serviço:

Show: “Ruído Sonoro”, Projeto PATUBATÊ PELO BRASIL

Local: Teatro Municipal Paulo Eiró

Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro/SP

Temporada: De 6 a 8 de outubro de 2017

Horários: Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h.

Duração: 80 minutos.

Ingressos: Entrada Franca, sexta, dia 6, e R$ 20,00 e 10,00 (meia entrada para estudantes, professores, maiores de 60 anos, funcionários e clientes CAIXA e doadores de livro), sábado e domingo, dias 7 e 8.

Classificação indicativa: Livre.

Realização: João Tadeu Produções

Patrocínio: FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado de Cultural do Governo de Brasília.

Check Also

Sarau Tour no Cemitério da Consolação

Sarau Tour Tour no cemitério da Consolação que contextualiza a leitura de obras de arte …

Deixe seu comentário