Saúde

SAÚDE - GINÁSTICA

PILATES

PILATES

Foto: divulgação

Pilates

Por Aline Lobato

Contours
Academia para mulheres

PILATES É ALIADO FEMININO NA CONQUISTA DO BEM-ESTAR

Mulheres de diferentes faixas etárias têm recorrido ao pilates para melhorar a qualidade de vida e enfrentar as transformações provocadas por fases como adolescência, tensão pré-menstrual, gestação, pós-parto, menopausa e pós-menopausa. É o que explica a fisioterapeuta Débora Caldas, responsável pela atividade na Contours, Academia para Mulheres. Confira mais informações a seguir.

Melhora do condicionamento físico e aumento da qualidade de vida estão entre os benefícios do método europeu oferecido pela Contours, Academia para Mulheres

Desde que foi criado no início do século passado pelo alemão Joseph Pilates, o programa de condicionamento corporal pilates tem seduzido mulheres de diferentes gerações através de benefícios responsáveis pela melhora da qualidade de vida. O método aparece como forte aliado em momentos cruciais da vida da mulher, como adolescência, tensão pré-menstrual, gestação, pós-parto, menopausa e pós-menopausa, promovendo resultados que auxiliam a enfrentar as transformações sofridas pelo corpo feminino. “A técnica ajuda a melhorar o condicionamento físico, proporciona bem-estar e relaxamento mental e pode ser realizada por mulheres de diferentes faixas etárias, através de adaptações aos limites e necessidades individuais”, destaca a fisioterapeuta Débora Caldas, responsável pela aplicação da atividade na Contours, Academia para Mulheres.

A especialista informa que o pilates é uma prática de baixo impacto que utiliza aparelhos diferenciados, contribuindo para o fortalecimento e alongamento de músculos sem causar lesões. O resultado é o condicionamento físico e fortalecimento do sistema imunológico, melhorando a capacidade respiratória, concentração, coordenação motora, postura e favorecendo a redução de dores musculares. “Essas vantagens tornam a técnica ideal para quem deseja começar uma atividade física e sair do sedentarismo e também para mulheres que já praticam alguma atividade física”, explica.

Versátil, o pilates permite a prática de centenas de exercícios rítmicos de força e alongamento, realizados no solo ou em aparelhos. De acordo com a fisioterapeuta da Contours, a praticante tem o controle dos equipamentos durante atividade, evoluindo de acordo com a desenvoltura individual. “A aluna deve se sentir confortável na execução dos movimentos do pilates para que a evolução ocorra de maneira gradual, conforme as dificuldades iniciais forem superadas”, explica. Para quem deseja praticar a atividade, a especialista dá uma dica. “O ideal é participar de turmas reduzidas, de no máximo 4 alunas, para potencializar os resultados. Esse cuidado é importante para que haja um acompanhamento personalizado da aluna, observando o desempenho individual durante as aulas e o progresso obtido”, conclui.

BENEFÍCIOS DO PILATES PARA MULHERES

  • 1. Melhora do condicionamento físico
  • 2. Proporciona bem-estar físico
  • 3. Relaxamento mental
  • 4. Pode ser praticado por mulheres de diferentes faixas etárias
  • 5. Fortalecimento do sistema imunológico
  • 6. Aumento da capacidade respiratória
  • 7. Maior concentração
  • 8. avorece a coordenação motora
  • 9. Correção da postura
  • 10. Redução de dores musculares