Teatro Infantil

TEATRO SÃO PAULO

A PEÇA INFANTIL PINÓQUIO

A PEÇA INFANTIL PINÓQUIO

Foto: João Caldas

Teatro Imprensa – Rua Jaceguai, 400 – Bela Vista

PINÓQUIO

Por Adriana Balsanelli / Arteplural Comunicação

29 de janeiro a 27 de março de 2011

Com 70 minutos de duração, 30 personagens e 30 músicas compostas especialmente, a peça é resultado de parceria entre a premiada produtora Cintia Abravanel e as atrizes-criadoras Alexandra Golik e Carla Candiotto,da Cia Le Plat du Jour, que assinam a concepção, direção e livre adaptação do clássico de Carlo Collodi. Baseado na história do boneco de madeira que sonha em ser menino, o espetáculo volta com elenco renovado e ganha registro em livro, a ser lançado no começo do ano letivo

Assistido por mais de 60 mil espectadores desde que estreou em 2009 (com quatro indicações ao Prêmio Femsa nas categorias: Autor de Texto Adaptado, Cenógrafo, Ator e Ator Revelação), o espetáculo infantil Pinóquio volta em cartaz dia 29 de janeiro, sábado, às 16 horas, no Teatro Imprensa. Produção do Centro Cultural Grupo Silvio Santos, tem texto e direção da Cia Le Plat du Jour. No elenco, Carolina Parra, Cristiano Sales, Leandro Rocha, Luciana Ramanzini, Romulo Bonfim, Tiago Abravanel, Fernanda Belinatti e Léo Romano.

"Nosso Pinóquio narra a trajetória de um boneco que, aos poucos, transforma-se em gente por meio da aquisição de uma autonomia conquistada à custa de aventuras e desventuras. Em outras palavras, nosso Pinóquio narra a trajetória mágica de um menino que se torna Homem e vive desafios e aventuras fantásticas ao lado de uma Fada, um Grilo Falante, um enorme tubarão, amigos humanos, um Gato e uma Raposa e muitos outros personagens até merecer ver seu desejo realizado. O conhecimento - representado, na história de Collodi, pela instituição escolar - humaniza e responsabiliza Pinóquio", afirma o professor de literatura Wilton Ormundo, gestor cultural do Centro Cultural Grupo Silvio Santos.

"O espetáculo Pinóquio retoma o clássico italiano e acresce a ele a irreverência e desconstrução que marcam o trabalho das atrizes-criadoras da Cia. Le Plat du Jour, sem que, entretanto, se perca o fio condutor principal dessa bela narrativa infantil. Alexandra Golik e Carla Candiotto adaptaram o texto original e dirigiram seis experientes atores nessa empreitada", diz Cíntia Abravanel, presidente do Centro Cultural Grupo Silvio Santos e diretora do Teatro Imprensa.

Baseado na obra de Carlo Collodi (criador do boneco de madeira mais famoso de todos os tempos), com seis atores no elenco, cenários de Fábio Namatame, figurinos de Chris Aizner, música de Carlo Bauzys e adereços de Ivaldo Melo, Pinóquio – assim como as produções anteriores do Centro Cultural (O Poeta e as Andorinhas, A Flauta Mágica e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá) - também fará sessões gratuitas para escolas públicas conveniadas, às terças e quartas-feiras, no Projeto Escola.  

A Cia Le Plat du Jour, ao longo de 17 anos, construiu uma trajetória baseada na releitura de clássicos infantis. Está indicada ao Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem pelo trabalho de integração de técnicas circenses à linguagem teatral do espetáculo Alice no País das Maravilhas, que estreou também em 2009.

Depois de Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, a Le Plat du Jour caminha para agregar à companhia outros atores em suas peças. Com uma carreira de sucessos (incluindo prêmios importantes), o estilo irreverente e o processo criativo focado no trabalho do ator e na comédia, Alexandra e Carla têm trajetória consolidada. "O convite da Cintia Abravanel coincidiu com o desejo do Le Plat de trilhar novos caminhos", afirmam.

Criação, direção e sinopse

Assim que estudaram o livro original, embasadas também na leitura de algumas obras de cabeceira (como Fadas no Divã e Psicanálise dos Contos de Fada), as criadoras fizeram uma síntese de cada capítulo, um roteiro de ações. Na sequência, passaram ao trabalho com os atores. Somados ao resumo, os diálogos foram compondo cada cena. "Nesse momento, tiramos o diálogo original e fomos substituindo pelo nosso texto", afirmam Alexandra e Carla, explicando sua livre adaptação. A Cia Le Plat du Jour respeitou a história e os personagens, mas imprimiu seu olhar ao espetáculo

Nasceu, então, a idéia de inserir a história em uma escola, já que a peça fala de um menino que não gosta de estudar. Ambientada em uma sala de aula, a trama dessa montagem de Pinóquio brinca de teatro dentro do teatro, metalinguagem, pois na festa de formatura os alunos decidem encenar o clássico da literatura infantil. "É metateatro infantil", conta Alexandra, completando que "a história de Pinóquio é contada por meio de personagens que são alunos de uma escola e vão encenar a peça ".

Em 70 minutos de duração e 30 personagens, tem espaço para teatro físico, comédia, drama, oito bonecos utilizados de várias formas, teatro de sombras e música, tudo com o olhar irreverente da Le Plat du Jour. Alexandra e Carla comparam a direção a uma partitura musical que os atores têm de seguir. "Somos perfeccionistas, existe uma marcação", dizem, explicando que se trata de um "road movie, uma história de transformação. A mudança de atitude é o começo da transformação".

Concepção, livre adaptação e direção - Cia Le Plat Du Jour (Alexandra Golik e Carla Candiotto). Elenco – Ana Saguia, Luciana Ramanzini, Carolina Parra, Daniel Costa, Igor Miranda, e Romulo Bonfim. Produção Geral – Cintia Abravanel. Realização – Centro Cultural Grupo Silvio Santos.

Reestreia dia 29 de janeiro, sábado, às 16h
Local: Teatro Imprensa (449 lugares) Fone - 11 3241- 4203.
Endereço: Rua Jaceguai, 400 - Bela Vista - Bilheteria 2189 2555
Horário(s): sábados e domingo, às 16h
Preço(s): R$ 30,00 (inteira) - R$ 15,00 (meia)
Bilheteria: de terça a sexta-feira, das 14 às 19h. Aceita cartões de crédito e débito.
Dias de espetáculo - das 14 horas até o início da apresentação.
Classificação: 5 anos
Duração: 70 minutos
Temporada: Até 27 de março de 2011
Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais
Ingresso.com - (11) 4003-2330 (de segunda-feira a sábado, das 9 às 21 horas) ou pelo site www.ingresso.com.br

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet