Teatro Infantil

TEATRO INFANTIL SÃO PAULO

PORTINARI PÉ DE MULATO

PORTINARI PÉ DE MULATO

Foto: divulgação

TEATRO PLÍNIO MARCOS – SALA LINNEU DIAS

Infantil - Grátis

Cia. Articularte encerra comemorações de seus 10 anos com reestréia de
Portinati Pé de Mulato

Reestreia dia 6 de dezembro

Por Renata Lopes Arteplural Comunicação

Encerrando o projeto de residência, que ocupou durante 10 meses a Sala Linneu Dias do Teatro Plínio Marcos, Cia. Articularte finaliza mostra de repertório com o espetáculo Portinari Pé de Mulato, em curtíssima temporada

Comemorando seus 10 anos, a Cia Articularte – que foi contemplada em 2009 com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – realizou durante 2009 o projeto de residência teatral, durante 10 meses, na Sala Linneu Dias, anexa ao Teatro Plínio Marcos, na R. Clélia, 33, 1º andar. A última atração, que encerra a comemoração, é a peça Portinati Pé de Mulato. A reestréia será dia 6 de dezembro, domingo, às 11 horas, e terá curtíssima temporada – apenas dias 6 e 13 -, no mesmo espaço, com ingressos grátis.

O espetáculo integra o projeto que começou em julho, com temporada de um mês, do musical O Trenzinho Villa-Lobos. Ao longo desse período de residência, a Cia Articularte apresentou seu repertório de 8 espetáculos. A proposta é dinamizar o espaço teatral e culturalmente, onde são realizadas diversas atividades artísticas (três vezes por semana, de domingo a terça-feira). Além de apresentação de espetáculos todos os domingos, às 11 horas, o teatro abriga oficinas (abertas para público e classe artística), palestras, mostras-relâmpago de bonecos e também terá todo seu acervo digitalizado.

Portinari Pé de Mulato

A peça que, junto com A Cuca Fofa de Tarsila e O Trenzinho Villa-Lobos, faz parte da trilogia sobre artistas modernistas, conta as aventuras da boneca Denise e seu carneirinho. Os dois personagens ganharam vida de um quadro recém-pintado por vovô Portinari, e a garota precisa encontrar seu animal fujão antes que as tintas da pintura sequem.

Na peça, a boneca faz a trajetória de uma verdadeira heroína, meiga e ingênua, porém forte e intensa, que demonstra muita perspicácia e sagacidade. Na procura por seu animalzinho, ela desenvolve laços de grande amizade e chega a emocionar até mesmo o frio Guardião das Tintas, um boneco exótico que desenha as emoções que sente em sua própria face.

A montagem faz uma releitura e lança um olhar expressivo sobre as artes plásticas do mestre Portinari, sem a necessidade de conhecer a obra do pintor, e passa por alguns valores culturais importantes, como o afeto e a amizade, a persistência para se atingir um objetivo e o instinto de curiosidade da personagem Denise.

Os bonecos são manipulados por Surley Valério e Dario Uzam, que estão à frente da Cia. Articularte há 10 anos, e utilizam neste espetáculo as técnicas de bonecos de luvas, marote (bocão), varas e sombras.

Sobre a Cia. Articularte

A companhia está completando 10 anos de atividades teatrais em 2009. Procurando trabalhar sempre com compromisso cultural em suas pesquisas e espetáculos, a companhia conta hoje com diversas conquistas, entre elas o Prêmio Panamco 2000, Categoria Especial – Criação de Bonecos para o espetáculo A Cuca Fofa de Tarsila. Participou do Projeto Viagem Teatral - SESI (2000), da Caravana Paulista de Teatro/2000, da Secretaria do Estado da Educação. Em 2002, participou do Festival Nacional de Curitiba/Fringe com as peças: A Cuca Fofa de Tarsila e O Trenzinho Villa- Lobos, que também fez parte da Mostra Infantil de Bonecos (SESI); e do XI e XII Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, em Curitiba, de caráter internacional. Prêmios Funarte Petrobrás para a produção da montagem Era uma vez eu, texto de Luis Alberto de Abreu (autor da minissérie televisiva Hoje é Dia de Maria).

PORTINARI PÉ DE MULATO – Reestreia dia 6 de dezembro, domingo, às 11 horas. Curta-Temporada: domingos - dias 06 e 13, sempre às 11 horas. Ingressos GRÁTIS. Texto, direção e iluminação: Dario Uzam. Bonecos, Figurino e Adereços: Surley Valério. Elenco: Paulo Cruz, Surley Valério, Alessandra Nascimento e Alexandre Tavares. Direção musical: Chico Botosso. Produção: Cia. Articularte – Teatro de Bonecos. Duração: 40 minutos. Indicação: Esta atividade será melhor aproveitada por crianças entre 2 e 6 anos.

TEATRO PLÍNIO MARCOS – SALA LINNEU DIAS – Shopping Pompéia Nobre, Rua Clélia, 33, 1º andar – Fone: (11) 3864-3129 e (11) 3672-1721. Ar condicionado. Dois estacionamentos no local (R$ 10,00). Bilheteria – Retirar ingressos para os espetáculos infantis com até 30 minutos de antecedência, aos domingos, a partir das 10 horas. Capacidade: 75 lugares.

Assessoria de Imprensa
Arteplural Comunicação
Jornalista responsável - Fernanda Teixeira
site - www.artepluralweb.com.br

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet