DIVERSÃO SÃO PAULO

Praça Victor Civita

Praça Victor Civita

Foto: divulgação

Por Pedro Nuin / Linhas Comunicação

Na Praça
Praça Victor Civita apresenta espetáculo infanto-juvenil Planeta Água - Nosso Mundo Sustentável

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, Praça Victor Civita e SABESP promovem seis apresentações de teatro entre os dias 22 e 25 de março. O objetivo é incentivar a nova geração a utilizar com inteligência os recursos naturais do planeta

A Praça Victor Civita e a SABESP vão celebrar o Dia Mundial da Água (22.03) com um programa especial para crianças e adolescentes.
Trata-se do espetáculo de teatro Planeta Água – Nosso Mundo Sustentável, peça que aborda diversas questões do meio ambiente, preparando e ensinando os estudantes a preservar a natureza.

Estão previstas seis apresentações. Dias 22 e 23 (quinta e sexta), em dois turnos: às 10h30 e 15h. Já no fim de semana, 24 e 25, às 16h.

O Planeta Água – Nosso Mundo Sustentável é um espetáculo de teatro itinerante que já beneficiou mais de 250 mil crianças, percorrendo aproximadamente 300 cidades do Brasil, desde 2003. Com duração cerca de uma hora, o espetáculo é dirigido a crianças e adolescentes da rede pública de ensino. A idéia é educar e levar a diversão, incentivando a nova geração a preservar o meio-ambiente.

O projeto ensina de forma lúdica como os participantes devem agir nas questões globais, interagindo diretamente com o público através da peça teatral, da trilha sonora original e da oficina de arte. O objetivo é fomentar, descentralizar e democratizar a cultura possibilitando o acesso à arte a um maior número de pessoas possíveis, além de cumprir o compromisso com a sociedade em torno de uma nova consciência e responsabilidade sustentável.

INFORMAÇÕES - Espetáculo Planeta Água – Nosso Mundo Sustentável
Data: Dias 22 (Dia Mundial da Água) e 23 e 24 de março.
Horário: Sexta, às 10h30 e 15h | Sábado e domingo, às 16h.
Preço: Entrada franca
Classificação etária: livre

LOCAL - Praça Victor Civita - (Capacidade: 300 pessoas sentadas)
Rua Sumidouro, 580, Pinheiros.Telefone (11) 3167-7111

Sobre a Praça

A Praça Victor Civita é um presente do Instituto Abril à cidade de São Paulo. O projeto pioneiro na América Latina é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A praça inclui atividades de educação ambiental, com cursos, palestras e visitas escolares; área verde com cerca de 80 árvores; palco para espetáculos com arquibancada para 250 pessoas; equipamentos de ginástica ao ar livre; pista de caminhada e centro de convivência para a terceira idade (CIIPE).

Sua localização - o terreno com cerca de 14 mil m² que abriga o prédio do antigo incinerador de Pinheiros, na Rua Sumidouro - foi escolhida a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de resíduos ao longo dos anos, servindo como espaço de contemplação e reflexão acerca da preservação ambiental, dado que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos domésticos e hospitalares.

Amostras coletadas e pesquisadas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) detectaram a presença de furanos, dioxinas e metais pesados em quantidades acima do aceitável, solicitando intervenções que visassem à recuperação ambiental da área. Por isso, o prédio do incinerador foi totalmente recuperado e o projeto arquitetônico, da Levisky Arquitetos Associados, propôs a solução adotada para o terreno, com a construção de deques de madeira legalizada e concreto, que isolam os visitantes das áreas de solo deteriorado. 

Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno, além de abrir espaço para exposições temporárias. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo e é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, com atividades gratuitas de lazer, educação e cultura, ligadas à sustentabilidade e
abertas à comunidade.

Linhas Comunicação
www.linhascomunicacao.com.br