Arroz com lentilha

O que comer na passagem do Ano Novo

Arroz com lentilha

Foto: divulgação

Roteiro Festas de Fim de Ano

Por Regina Corrêa / Nutricionista

Dicas de alimentação

Depois das comemorações natalinas aproxima-se o fim-de-ano e mais uma vez ficamos diante do grande dilema: como comer de forma saudável levando em consideração as simpatias e/ou superstições que acompanham a ceia do último dia do ano?

Crendices a parte não esqueça de introduzir na última refeição alguns vegetais folhosos, frutas da época e bastante água. Dê preferência aos peixes grelhados ou assados. É sempre bom ter uma mesa com fartura e com os pratos bem coloridos. Isso com certeza refletirá abundância e equilíbrio no próximo ano.

O importante é que os alimentos devem fornecer todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e de energia, principalmente para agüentar esta verdadeira maratona de festas. Alimentos muito utilizados no cardápio do último dia do ano como lentilha, romã e uva devem estar presentes em nossa alimentação principalmente pelo valor nutricional, e não somente pela superstição e poderes mágicos que representam.

Porém alguns pratos servidos nos remetem a tradições e significados, variando de acordo com o país e cultura. Abaixo você encontrará alguns dos alimentos que podem compor sua última refeição do ano.

Aves

Os supersticiosos não aconselham o consumo de frango, peru ou qualquer outro tipo de aves, pois elas ciscam para trás, e isso poderia indicar retrocesso na vida e fariam a felicidade voar embora. Por isso eles aconselham preparar peixes ou carnes como boi ou porco (animal que fuça e empurra a terra para frente trazendo prosperidade).

ARROZ Arroz

semente e simboliza riqueza, abundância e fertilidade. Alguns países como Japão e Líbano acreditam que este alimento traz sorte para o próximo ano. Saiba que o arroz integral possui mais nutrientes que o arroz branco, tendo 2,5 vezes mais fósforo e 2 vezes mais ferro.

LENTILHA Lentilha

De origem italiana ela é sinal de boa sorte, devendo ser consumida logo após a meia-noite, para não faltar dinheiro durante o próximo ano. Não esqueça que a lentilha é rica em fibras e por isso auxilia na redução da taxa de gordura no sangue. É rica também em sais minerais, dentre eles: fósforo, potássio, magnésio e enxofre.

ROMÃ Romã

Simboliza a fartura e a fertilidade. Para atrair dinheiro coma 7 partes guardando as sementes na carteira enroladas em papel branco. A romã é considerada fruta afrodisíaca e auxilia na prevenção de aftas. Também pode ser usada para acabar com outros problemas na boca, gengiva e garganta.

UVAUva

É muito conhecida por trazer boa sorte no Ano Novo. A crendice popular diz que deve se comer 12 uvas (uma para cada mês do ano) e que se faça um pedido para cada uma que comer. Além de energética é rica em carboidratos, tendo vitaminas do complexo B e vitamina C.

Arroz com lentilha: como fazer

Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz
2 dentes de alho amassado
1 xícara de chá de lentilhas
1 cebola grande ralada
2 colheres de sopa de óleo de canola
4 xícaras de chá de água fervendo
sal a gosto

Modo de preparo:
Lavar o arroz e a lentilha. Deixe a lentilha de molho em água fervente (quantidade suficiente para cobrir) por 30 minutos. Reserve. Em uma panela, coloque a cebola, o óleo e o alho. Refogue e junte o arroz e a lentilha. Em fogo brando vá refogando o arroz e a lentilha até que o arroz fique bem dourado. Coloque o sal e a água. Deixe cozinhar sem tampar totalmente a panela em fogo alto. Quando a água começar a secar abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe até secar a água. Enquanto isso, coloque numa frigideira 3 colheres de sopa de azeite 2 cebolas cortadas em rodelas bem fininhas até que fiquem douradas. Quando o arroz estiver pronto, coloque-o num refratário e jogue por cima as cebolas refogadas acrescentando por cima (para enfeitar) ½ molho de cebolinha picada. Se quiser, polvilhe com queijo parmesão ralado.

Bom apetite!

Saúde, bem-estar e qualidade de vida estão associados diretamente
com hábitos alimentares e equilíbrio nutricional.

Regina Corrêa – Nutricionista Clínica
Programa personalizado de orientação nutricional e re-educação alimentar
para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Atendimento: Contato Regina Corrêa