Receitas

RECEITAS

2 RECEITAS DE PEIXES

Bacalhau da casa

Foto: Divulgação

Receitas da Família

Receitas

Bacalhau da casa

Depois de aferventado e tirado as espinhas, corta-se o bacalhau em pedaços e refoga-se.  Fritam-se no azeite fatias de pão, cozinham-se à parte 3 ovos e batatas.
Tem-se já pronto um refogado com azeite, cebolas, pimentões, salsa e cebolinha.
Em um pirex arruma-se da seguinte maneira:  uma camada de bacalhau, uma de fatias de pão fritas no azeite, uma de batatas cozidas e cortadas em rodelas, uma de refogado, uma de ovos cozidos cortados em rodelas e azeitonas; nessa ordem de camadas enche-se o pirex, devendo a última camada ser de bacalhau.  Põe-se então o pirex no forno quente e quando o bacalhau da última camada estiver cozido, tira-se do forno.

Salmão fresco com molho de frutas

Ingredientes
2 postas de salmão fresco
200 g de uvas brancas (tipo Itália)
100 g de nozes descascadas e cortadas em pedaços
100 g de manteiga
12 champignons em lâminas
sal
pimenta-do-reino branca e pimenta rosa
1 copo de vinho branco
limão
azeite
fondor
farinha de trigo
folhas de alface

Modo de fazer

1- Tempere bem as postas de peixe com um pouco de suco de limão, sal, fondor e pimenta-do-reino a gosto.  Regue com o vinho e deixe repousar por algumas horas.  Vire uma vez ou outra.

2-  Quase à hora de servir, retire o peixe dos temperos, enxugue e passe levemente na farinha.  Sacuda para sair o excesso e grelhe de ambos os lados na grelha untada com azeite ou com um pouco de manteiga.  Enquanto prepara o peixe faça o molho.

3-  Molho - Retire as peles e sementes das uvas cortando-as ao meio.  Leve a manteiga ao fogo e, assim que derreter, junte os champignons, refogue um pouco e adicione algumas pimentas rosas, as uvas e as nozes.  Refogue rapidamente e retire do fogo.

4-  Deite o molho sobre o peixe e sirva em seguida.  Enfeite com alface a gosto e acompanhe com batatas cozidas ao natural.
Rendimento:  2 porções