Saúde Nutrição

NUTRIÇÃO

DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Frutas

Publicidade Google

Para combater o cansaço e o stress

Como se alimentar

O fim do ano se aproxima e por muitas vezes o trabalho aumenta e o ritmo diário fica mais intenso. Com isso há uma tendência a ficarmos estressados e cansados. Sua alimentação pode ajudar a combater esses sintomas! Aprenda quais são os alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, amenizar a irritação e voltar a sorrir. Portanto fique atento às seguintes dicas:

Alface Alface – evita a fadiga mental amenizando a irritação. É rica em folato que é um elemento muito importante para o organismo, sendo que sua deficiência pode causar depressão e cansaço.

Banana Banana – é rica em vitaminas do complexo B e flavonóides, que atuam na proteção das células. É rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. Auxilia na produção de energia e no funcionamento do sistema nervoso. Portanto, diminui a ansiedade e colabora para garantir um sono mais tranqüilo.

Carne Carne – fonte de proteína e a maior fonte de cinco importantes vitaminas: tiamina, niacina, riboflavina, vitaminas B6 e B12, e por isso combate a depressão. Além disso contribui com minerais, principalmente o ferro e o zinco.

Evite excessos programando a quantidade de alimento a ser preparado.

Espinafre Espinafre – vegetal rico em potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Tem magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, auxiliando a estabilizar a pressão e garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso.

Jabuticaba Jabuticaba - rica ferro (que combate a anemia), vitamina C (que aumenta as defesas do organismo), e vitaminas do complexo B atuando como antidepressivo. Fornece energia pois é rica em carboidratos auxiliando no combate ao cansaço.

Se você tem o hábito de provar o tempero da comida enquanto cozinha, utilize a colher de chá (permite a prova em porções mínimas). Evite excessos programando a quantidade de alimento a ser preparado.

Laranja Laranja – fonte de carotenóides, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B. Auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso. É energética, hidratante e previne a fadiga.

 Leite Leite – rico em cálcio auxilia no relaxamento dos músculos. Fonte de proteínas que estimulam o sistema nervoso ajudando a combater o estresse.

Uva Uva – rica em niacina (que é uma vitamina do complexo B), minerais, potássio e vitamina C. Portanto ajuda no bom funcionamento do organismo mantendo a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo. É rica em flavonóides (são antioxidantes), que retardam o envelhecimento da pele e ajuda a combater o colesterol, além de ser energética.

Utilize o mínimo de sal e açúcar nas preparações.

Saúde, bem-estar e qualidade de vida estão associados diretamente
com hábitos alimentares e equilíbrio nutricional.

Regina Corrêa – Nutricionista Clínica
Programa personalizado de orientação nutricional e re-educação alimentar
para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Atendimento: Contato Regina Corrêa