Nutrição

NUTRIÇÃO

CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS

Contaminação dos alimentos

Foto: Divulgação

Prevenção é a palavra-chave quando se trata de saúde e qualidade de vida!

DOENÇAS X VERÃO: Como prevenir?

É principalmente no verão e com a temperatura muito elevada que as doenças transmitidas pelos alimentos acontecem com mais freqüência.

Por isso é necessário adotar alguns critérios básicos de higiene na manipulação dos alimentos, tendo atenção ao comprar, armazenar, preparar e consumir.

Como comprar?

É importante fazer as compras em estabelecimentos que apresentem ótimas condições de higiene e de conservação dos alimentos. Dê preferência às frutas, legumes e verduras da estação, tais como: abóbora, abobrinha, agrião, batata, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, pepino, quiabo, laranja pêra, maçã, melancia, entre outras.

Como armazenar?
• Uma dica básica é conservar os produtos sob refrigeração, com atenção especial com os alimentos de origem animal (leite e derivados, carnes, embutidos), e regular a geladeira para uma temperatura mais baixa.
• Congele carne fresca, aves ou pescado, imediatamente, se você não for usar dentro de alguns dias. As carnes cruas, aves ou peixes devem ser colocadas em um prato ou vasilhame, antes de refrigerar. Desta forma, seus sucos não gotejarão em outros alimentos. Os sucos crus freqüentemente contêm bactérias.

Como preparar?
• Primeiramente é importante lavar cuidadosamente as mãos com sabonete antes de preparar alimentos, depois de usar o banheiro, trocar as fraldas em crianças e acariciar os animais.
• Descongele os alimentos no microondas ou geladeira, não na pia ou mesa de cozinha. O principal perigo é que as bactérias podem crescer nas camadas exteriores dos alimentos, antes da parte central descongelar.
• Cozinhe bem as carnes, aves e peixes pois se mal cozidas apresentam alto risco de doenças veiculadas por alimentos. Cozinhe os ovos até a gema ficar firme, não escorrendo, e a clara branca e firme. Ovos mexidos devem ter textura firme. Evite usar receitas nas quais os ovos permaneçam crus ou parcialmente cozidos.

ATENÇÃO:
• Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação gastrointestinal causando uma série de sintomas tais como: diarréia, dor abdominal e febre. É transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheio normais e a maioria deles é de origem animal, como carne de gado, galinha, ovos e leite. As manifestações aparecem de 12 a 72 horas após a infecção, podendo durar de 4 a 7 dias.

Ao consumir:
• Leve alimentos para praia em recipiente isotérmico (isopor) com um pacote de gelo. Quando possível, ponha-o à sombra. Mantenha sempre tampado. Nunca mantenha alimentos perecíveis fora da geladeira, à temperatura ambiente, por mais de 2 horas. As bactérias causadoras de doenças transmitidas pelos alimentos crescem rapidamente em temperatura mornas.

Prevenção é a palavra-chave quando se trata de saúde e qualidade de vida!

Saúde, bem-estar e qualidade de vida estão associados diretamente
com hábitos alimentares e equilíbrio nutricional.

Regina Corrêa – Nutricionista Clínica
Programa personalizado de orientação nutricional e re-educação alimentar
para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Atendimento: Contato Regina Corrêa