Dicas de Saúde

DICAS DE SAÚDE - FISIOTERAPIA

Fisioterapia do Joelho

Saúde para os Joelhos

Foto: divulgação

Como tratar lesões nos joelhos

Saúde para os Joelhos I

Por Danilo Araújo / Fisioterapeuta

• O joelho é uma articulação envolvida por músculos muito fortes. Nela existem estruturas que são responsáveis pelo bom desempenho de seus movimentos que quando lesionados interferem de maneira expressiva na nossa vida pois, acomete uma função primordial do corpo humano que é a locomoção.

As lesões em atletas profissionais têm uma repercussão diferenciada do que as ocorridas nos atletas de fim de semana, amadores ou naqueles que de vez em quando realizam uma atividade física. O atleta profissional se prepara constantemente para sua atividade profissional e isso inclui aspectos preventivos. Os outros, geralmente, mal fazem um “aquecimento” adequado e nem sempre utilizam calçados adequados para aquela atividade.

Esses e outros fatores contribuem para as lesões graves e ou rescidivantes. Tome algumas providências simples para se prevenir.

Se você se encaixa nos perfis de amadores esportivos faça um “aquecimento” antes da atividade, não exagere se sabe que seu corpo não está preparado, cuidado para não “dobrar” demasiadamente seu joelho quando estiver em pé, não permita que o seu joelho ultrapasse a ponta dos seus pés quando flexionados. Isso evita que sua patela seja pressionada excessivamente. A figura abaixo mostra uma angulação que quando realizada excessivamente prejudica a articulação.

Fig.1

A linha vertical faz o trajeto da ponta do joelho até o chão e permite analisar a distância do final da linha até a ponta do pé.

Saúde para os Joelhos - Parte II

• Daremos continuidade ao assunto para falar de uma outra situação que influencia na sobrecarga realizada sobre o joelho. Se trata da inclinação do tronco,ou seja,do corpo para frente, aumentando, com isso, o esforço sobre a articulação do joelho. Como isso acontece? Geralmente quando nos agachamos para pegar algo no chão ou quando estamos nos levantando e não alinhamos o tronco coerentemente e isso resulta a sobrecarga também. Vejam as duas hipóteses a seguir.

A inclinação do tronco aumenta a carga sobre o joelho porque a posição favorece o aumento do peso corporal exigindo, com isso, que os músculos dos membros inferiores e a região lombar executem maior força para vencer a gravidade e o sobrepeso. Quando nos agachamos eretos, há uma redução expressiva dessa carga extra de peso aplicada nessas áreas. As setas indicam as regiões que mais sofrem com a sobrecarga. O mesmo ocorre ao se levantar do chão. Quando apoiamos um dos joelhos e um dos pés no chão, devemos colocar as mãos sobre o joelho que tem o pé apoiado no chão, manter o tronco ereto e aplicar a força para cima como mostra a seta de “direção do movimento”.

Até a próxima dica!

Danilo Araújo
• Fisioterapeuta Especializado em Postura Corporal
• Professor de Tai Chi Chuan
• Tire dúvidas: Fale com o Danilo Araújo