Dicas de Sáude

DICAS DE SAÚDE - HIPNOTERAPIA

MANEJO DO PESO

Frutas

Foto: Divulgação

Hipnoterapia

Manejo do peso

Clarice Mota / Hipnoterapeuta

Informação: Diferença entre fome física (necessidade de alimento para energia e nutrição) e fome emocional (necessidade de amor, compreensão, respeito, aceitação, etc)

A fome emocional pode dar início à alimentação emocional quando se tenta preencher o vazio emocional com comida, é uma comida que não nos alimenta e nos distrai para que NÃO possamos resolver os problemas.

Sugestão: fazer uma colagem com imagens que representem “alimento da alma”: nada tem a ver com comida, e criar um polster.

A alimentação emocional altera nosso humor ou muda os sentimentos que estamos querendo evitar. Comer mais do que necessário nos leva à baixa auto-estima. O que precisamos fazer? Permitir que nossos sentimentos venham a tona, reclamar e abraçar nossas emoções.

Indução ao transe:

Sinta suas costas apoiadas na cadeira, quando se sentir pronta feche os olhos, descruze braços e pernas e observe usa respiração, notando como o estomago sobe e desce a cada sopro da respiração.

Imagine que na base da sua coluna dorsal se encontra uma corda que desce até o chão e vai descendo até entrar pela terra adentro bem fundo dentro da mãe terra. Ela se torna uma raiz que te estabiliza e te firma na terra, ao se fincar no centro da terra. Imagine este centro como um grande cristal de luz ao qual você está ligada e que te dá toda segurança possível.

Agora volte sua atenção para sua mente e se pergunte:
o que está me incomodando agora? Que problemas estou tendo que resolver agora e que me deixam estressada? Identifique as tensões que você está carregando, tensões que estão na sua mente, uma por uma.
Se você sentir que é possível, que é certo, se dê permissão para soltar essas tensões durante a próxima exalação de ar.
Imagine esta tensão descendo lá para o fundo e solte-a dentro da terra para que sirva de fonte de energia.

Agora deixe que sua mente e seu corpo relaxem profundamente. Traga sua consciência para seu umbigo e respire profundamente umas duas vezes. Preste atenção a seu estado emocional agora.
PERGUNTE-SE QUE SENTIMENTOS ESTÃO ECLODINDO DENTRO DE VOCE AGORA.
VEJA SE VOCE CONSEGUE NOTAR OU DAR NOME A QUALQUER DE SEUS SENTIMENTOS, MAS SEM JULGAMENTOS DE VALOR. SEUS SENTIMENTOS SIMPLESMENTE SÃO O QUE SÃO.

Agora, se você achar que é uma boa coisa, imagine que você pode trazer um lindo receptáculo para conter os seus sentimentos.

Você pode visualizar um lindo jarro de cristal para te ajudar a segurar e apoiar seus sentimentos...
Imagine que você convida uma linda luz colorida, da cor que você mais gosta, para honrar e apoiar seus sentimentos.
Imagine que você inspira esta linda cor e que isto te permite entrar mais profundamente em um estado de relaxamento.
Note como seus estomago sobe e desce a cada respiração...
Se dê permissão para entrar cada vez mais fundo em um nível de relaxamento em que cada músculo, tendão e fibra de seu corpo se torna cada vez mais relaxada... De sua cabeça, aos ombros, braços, mãos, no seu peito, descendo por sua coluna, ancas, coxas, pernas...relaxando até os seus pés.

Agora imagine que de hoje em diante neste momento você descobre que
você é capaz de lidar com seus sentimentos diretamente, Imagine-se abraçando a compreensão de que não mais você precisa esconder ou guardar seus sentimentos debaixo de camadas de comida,
Você agora compreende em um nível muito profundo de que você é capaz de tomar conta de suas emoções em vez de escolher comer...
A comida em demasia só faz atrapalhar o seu trabalho, porque você agora escolhe a ação de escutar os seus sentimentos, prestar atenção neles,
E assim poder tomar ações positivas que te darão poder para resolver todos os seus problemas. De hoje me diante torna-se muito claro para você que sua boca, enquanto come, jamais foi capaz de resolver seus problemas...
De hoje em diante, você vai usar seus ouvidos para escutar a si mesma e descobrir o que realmente está acontecendo dentro de você...
E saiba disto: você tem a capacidade de lidar com seus sentimentos, de compreendê-los para poder tomar decisões e seguir adiante, Você é capaz de sentir sua frustração, raiva, tristeza, medo, solidão, ansiedade, chateação, alegria ou felicidade...
Você tem a habilidade para experimentar seus sentimentos sem se ferir e sem ferir a mais ninguém...
Você pode às vezes escolher compartilhar seus sentimentos com outras pessoas, quando se sentir emocionalmente segura, E você pode respeitar e abraçar seus sentimentos, todos os dias...

Saiba que de hoje em diante você está integrando seus sentimentos em sua vida mais e mais A sua confiança em si mesma e uma noção positiva sobre si aumentam e isto inclui sua apreciação por seus sentimentos.

De hoje em diante você tem a habilidade de experimentar seus sentimentos com segurança, sabendo que não mais é preciso sabotar seus sentimentos nem afoga-los em comida.

Você está aprendendo que você não mais precisa da desculpa da comida para poder relaxar, descansar, sair com os amigos e se divertir. Você não mais precisa a desculpa e a distração da comida para mascarar suas ansiedades sociais.

Clarice Mota / Hipnoterapeuta

Treinada no Instituto de Hipnoterapia (HCH), Lafayette, Califórnia - USA

www.aguadorio.com

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet