PUBLICIDADE

ALIMENTOS - NUTRIÇÃO

Alimentação Balanceada - Cabelos Saudáveis

Por Regina Corrêa

Cabelo Ter cabelos sedosos e com brilho é com certeza uma das maiores preocupações das pessoas. Atualmente não somente as mulheres, mas também os homens buscam de todas as formas ter um cabelo com crescimento adequado, macio, e com isto garantir uma boa aparência.

O fio de cabelo cresce através do acúmulo de proteínas em sua base e elas são diretamente influenciadas pela nutrição. De nada adiantará fazer uso de medicação para por exemplo acabar com a queda de cabelos, se os fios estão fracos e desnutridos.

Devemos entender que o cabelo tem vida: ele nasce, cresce, passa por uma fase de repouso e cai, portanto está em constante renovação. Porém se caírem excessivamente e demorarem a crescer deve-se procurar um profissional a fim de fazer uma avaliação das possíveis causas desta queda.

Fatores como hereditariedade, alterações hormonais, uso de medicamentos, utilização de químicas de tratamento capilar, carência nutricional (por exemplo deficiência de ferro), fluxo menstrual na mulher muito intenso ou de duração prolongado, diabetes, alteração da tireóide, gravidez, interrupção do uso de anticoncepcionais, seborréia, propensão genética, períodos após regimes de emagrecimento, infecções ou febres, ovário policístico, entre outros; podem interferir na saúde dos cabelos.

Por isso, é importante para que todo o ciclo vital de renovação do cabelo esteja sempre em ótimas condições sendo que uma alimentação correta é fundamental.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO que auxiliam na saúde dos cabelos:

Carne com legumes

• Consuma diariamente verduras, legumes e frutas para ajudar na reposição de vitaminas e sais minerais. Quais são as substâncias e alimentos que contribuem para a saúde dos cabelos?
• Vitamina C => presente em frutas cítricas e tomate, é um anti-oxidante importante para o organismo, melhora a irrigação sanguínea e com isso estimula o crescimento dos fios;
• Vitamina A => controla a produção de sebo no couro cabeludo e está presente em alimentos como óleo de fígado de peixe, espinafre, cenoura, gema de ovo, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego;
• Vitaminas do complexo B => auxiliam na renovação celular e no crescimento saudável dos fios estando presentes nas carnes magras, peixes, frutos do mar, leite, vegetais folhosos, cereais integrais, legumes, grãos e nozes;
• Zinco, Cobre, Ferro, Iodo => ajudam no fortalecimento e crescimento dos cabelos e encontrados principalmente em: carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, gérmen de trigo, cereais integrais, peixes de água salgada, dentre outros.
• Evite períodos de jejum prolongado (mais de 4 horas => os níveis de energia dos folículos capilares diminuem prejudicando os cabelos).
• Reduza o máximo o consumo de alimentos artificiais, refinados e enlatados.
• Evite tomar café ou chá exageradamente pois a cafeína em excesso pode alterar os níveis de estrógeno na mulher. O chá contém tanino e em altas concentrações impede a absorção de ferro pelo organismo.
• Caso sua dieta seja vegetariana => tente consumir produtos ricos em proteínas como ovos e alimentos a base de soja.
• Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
• Procure beber diariamente de seis a oito copos de água por dia.

Sugestão de bebida saudável rica em biotina (ajuda a fortalecer as raízes do cabelo), podendo ser consumida no café-da-manhã ou no lanche da tarde:

Ingredientes:
Mel – 1 colher de chá
Banana prata – 1 unid.
Iogurte desnatado – 1 pote
Leite desnatado – 100 ml

Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater aproximadamente 2 minutos.

Desta forma uma alimentação variada e equilibrada associada a práticas de vida saudáveis (atividade física, dormir o suficiente, relaxamento...) são fatores primordiais para a saúde dos cabelos.

Regina Corrêa – Nutricionista Clínica
Programa personalizado de orientação nutricional e re-educação alimentar
para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Atendimento: Contato Regina Corrêa