Home / Agenda Cultural Porto Alegre / Agenda Cultural Porto Alegre – Festival de cinema na Fundação Pão dos Pobres

Agenda Cultural Porto Alegre – Festival de cinema na Fundação Pão dos Pobres

Captura de Tela 2017-06-20 às 11.27.07

Agenda Cultural Porto Alegre – Festival de cinema a céu aberto acontece na Fundação Pão dos Pobres

Agenda Cultural Porto Alegre – Na sexta-feira, dia 23 de junho, será realizado o segundo dia de programação do Matinê. Desta vez, o evento acontece na Fundação Pão dos Pobres, na Cidade Baixa.

O evento, que tem como conceito festival de cinema a céu aberto, já havia sido adiado por duas vezes no mês de maio por causa do mau tempo. O evento então foi reprogramado para os dias 3 e 4 de junho, cuja previsão era de sol. No dia 3 de junho, o evento aconteceu de forma extraordinária, contando com um público de mais de 5 mil pessoas que circularam ao longo da programação, com diversas oficinas e uma tela de cinema montada em pleno Parcão. Mas infelizmente a chuva voltou a cair na cidade, impossibilitando de ser executado o segundo dia de programação que ocorreria no dia 4.

Agenda Cultural Porto Alegre – A programação que será executada neste dia 23 de junho na Fundação Pão dos Pobres será a mesma, porém em horários diferenciados. As oficinas* serão ministradas apenas para os alunos da Fundação. As demais atividades serão abertas ao público.

Matinê é financiado pelo Pró-Cultura RS através do patrocínio da NET CLARO, tem apoio da Mosaico Cultural e Conteúdo Gestão Cultural, e realização da Olelê e do Grupo Austral.

Mais fotos do evento em http://bit.ly/2sH1ZPE

Agenda Cultural Porto Alegre – Projeto Matinê – 2º dia
23 de junho, sexta-feira
Local: Fundação Pão dos Pobres (Rua da República, 801 – Cidade Baixa)
Horário: 10h às 22h
Evento gratuito.

Programação:

23 de junho, sexta-feira
10h – Oficina de Efeitos Especiais*
14h – Mostra Curta Pró-Cultura RS
14h – Oficina de Stop Motion*
15h – Exibição do filme de animação O Menino e o Mundo (Alê Abreu)
16h – Vivência de cinema “Um Dia de Estrela”*
18h30 – Bate–papo com a diretora Maíra Coelho e exibição de Os Retirantes
19h30 – Exibição do longa metragem Saneamento Básico (Jorge Furtado – 2016)
21h – Show com Cine Floyd
22h – término

Exibição de filmes
Será exibido O Menino e o Mundo, de Alê Abreu e Saneamento Básico, de Jorge Furtado, além de filmes curta-metragem financiados pelo Pró-Cultura RS.

Bate-papo
O bate-papo será realizados com a diretora Maíra Coelho. A conversa será mediada pelo jornalista Roger Lerina.

Vivência de cinema*
Para esta oficina, o evento disponibilizará um set de filmagem e os alunos terão acesso a figurinos e adereços para encenar um momento clássico do cinema. As cenas utilizadas para vivência de cinema serão inspiradas na obra do eterno Chaves, Roberto Bolaños. Seus personagens e estórias são amplamente conhecidos do grande público, e possuem um viés interessante para que famílias possam brincar de fazer cinema. Sob a direção técnica da Cena Um Produções e do diretor Rafa Cambará, as cenas filmadas serão editadas e disponibilizadas posteriormente na internet, além de serem exibidas durante o evento.

Oficina de efeitos especiais*
A oficina de maquiagem de efeitos especiais para cinema terá duração de duas horas e será ministrada pela maquiadora Luana Zinn. O público conhecerá os materiais, suas aplicações e as técnicas utilizadas, concluindo com execução prática do aprendizado uns nos outros.

Oficina de animação*
Os oficinandos receberão informações sobre construção de bonecos, técnicas de manipulação, captação e edição de imagens. Coletivamente criarão e executarão uma cena com os protótipos. As imagens serão e estarão disponíveis nas plataformas do evento para a difusão do projeto nos meios de comunicação virtuais. Será ministrada pelo bonequeiro Nando Rossa e terá duração de duas horas.

Agenda Cultural Porto Alegre – Show musical
O show musical será apresentado pela banda Cine Floyd. Diz a lenda que aclamado álbum do Pink Floyd, Dark Side of the Moon, de 1973, foi composto em sincronia com o filme O Mágico de Oz, de 1939. Para se comprovar ou desmentir essa lenda, a banda Cine Floyd executará ao vivo o álbum, simultaneamente à exibição do filme. O mesmo acontecerá com a música Echoes – com duração de mais de 23 minutos – que será executada simultaneamente com o filme 2001 Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, de 2001.

Email

URL

Check Also

Espetáculo Adolescer comemora 15 anos de história no Theatro São Pedro

Apresentações ocorrem nos dias 27 e 28 de maio O espetáculo ADOLESCER completa 15 anos …

Deixe seu comentário