Cultura São Paulo

CULTURA - SÃO PAULO

Teatro da Vertigem - Seminário

Foto: divulgação

Sede do Teatro da Vertigem - Rua Treze de Maio, 240

Por Márcia Marques

Teatro da Vertigem foca na migração e multiculturalismo do Bom Retiro

01 a 11 de julho de 2010

Seminário com especialistas aponta as questões complexas do bairro paulistano. Pesquisa faz parte da criação do novo espetáculo da companhia

Entre os dias 5 e 26 de julho de 2010, sempre às segundas-feiras, às 19h30, o Teatro Da Vertigem organiza o segundo módulo de seminários sobre o bairro do Bom Retiro. Em julho o tema está focado na migração e multiculturalismo de uma das regiões mais complexas e tensionadas da cidade. Os convidados são Ana Claudia Correa, do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, doutora em História pela PUC/SP com a tese “Imigrantes Judeus em São Paulo: a reinvenção do cotidiano no Bom Retiro”, Sonia Maria de Freitas, historiadora especializada na área de História Social, com ênfase na imigração para São Paulo e Carlos Freire da Silva, sociólogo doutorando pela USP/SP com tese de mestrado intitulada “Trabalho Informal e Redes de Subcontratação: Dinâmicas Urbanas da Indústria de Confecções em São Paulo.

Com a organização de Eduardo Fragoaz, a companhia convidou historiadores, antropólogos e sociólogos para debruçarem-se sobre as realidades de um dos bairros mais tradicionais e controversos de São Paulo para analisar sua diversidade cultural e econômica. O Seminário acontecerá na sede do grupo (Rua Treze de Maio, 240 1º andar, Bela Vista, São Paulo) e conta com o patrocínio da Petrobras, também patrocinadora oficial da companhia teatral.

O Teatro da Vertigem, ao escolher o Bom Retiro como tema de seu próximo projeto, reforça a trajetória de inserção de sua prática artística no diálogo com o contexto urbano, interferindo e re-significando espaços sociais vistos inicialmente com estranhamento pelos habitantes da cidade. A opção por iniciar o novo projeto a partir de um seminário teórico é coerente com a história do grupo, que tem se pautado pela investigação, pesquisa e experimentação. O diálogo com intelectuais propicia a superação de uma visão ingênua e imediatista e permite leituras mais aprofundadas, rigorosas, e que dêem conta da complexidade das questões que o bairro suscita.

Datas, temas e palestrantes

Bom Retiro: migração e multiculturalismo

Organização: Eduardo Fragoaz

5/7/2010 - Imigrantes judeus em São Paulo
Ana Claudia Correa - Coordenadora do Departamento de Pós-Graduação do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, doutorou-se em História pela PUC-SP, com a tese “Imigrantes Judeus em São Paulo: a reinvenção do cotidiano no Bom Retiro.”

 12/7/2010 – Coréia no bairro do Bom Retiro e a moda no Brasil
Sonia Maria de Freitas - Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Especializou-se em História Oral pela University of Essex, GB. Durante 20 anos foi pesquisadora e ministrou cursos em museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Implantou e coordenou dois projetos de História Oral: no Museu da Imagem e do Som-MIS/SP e no Memorial do Imigrante. Realiza pesquisa na área de História Social, com ênfase na imigração para São Paulo. Sua obra Presença Portuguesa em São Paulo recebeu o 30º. Prêmio Clio de História em 2007. Tem participado como consultora de produções teatrais e de documentários.

 19/7/2010 – Faces da Latinidade: bolivianos em São Paulo
Sidney Antonio da Silva - Professor doutor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas. Foi diretor do Centro de Estudos Migratórios. Autor dos livros “Costurando Sonhos” e “Virgem/Mãe/Terra: Festas e tradições bolivianas na metrópole” e “Bolivianos”.

26/7/2010 – Trabalho Informal e Redes de Subcontratação: a indústria de confecções no Bom Retiro
Carlos Freire da Silva - Doutorando em Sociologia na Universidade de São Paulo. Sua dissertação de mestrado foi intitulada “Trabalho Informal e Redes de Subcontratação: Dinâmicas Urbanas da Indústria de Confecções em São Paulo”. Publicou na revista Travessia o artigo “Precisa-se: bolivianos na indústria de confecções em São Paulo” e o capítulo “Migrants boliviens et travail informel dans le circuit de la confeccion” no livro São Paulo: la ville d´em bas, organizado por Robert Cabanes e Isabel Georges.

Sede do Teatro da Vertigem
Rua Treze de Maio, 240 1º andar, Bela Vista, São Paulo
Fone: 11 3255 2713 – Entrada Franca
Lotação: 50 lugares Recomendação: 14 anos

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - www.canalaberto.com.br