• Home / Coisas que estão ficando obsoletas – Serviços e Tecnologias nos Dias Atuais

    Coisas que estão ficando obsoletas – Serviços e Tecnologias nos Dias Atuais

    Tecnologia nos dias de hoje: coisas que você fazia e estão ficando obsoletas

    Coisas que estão ficando obsoletas, conforme a tecnologia vai avançando, hábitos vão mudando e objetos vão ficando para trás devido ao pouco uso. Inclusive as pessoas mais saudosistas lembram com carinho da época em que esses objetos duravam anos e anos.

    Mas mesmo os hábitos mais recentes já sofrem com a evolução tecnológica. Por isso trouxemos alguns itens para a interminável lista que nos fazem pensar em como a tecnologia muda o mundo!

    Coisas que estão ficando obsoletas

    Locar filmes para ver em casa estar entre as coisas que estão ficando obsoletas. Netflix, Hulu, HBO Go, Crackle. As opções são muitas e só tem aumentado nos últimos anos. Diante disso, as locadoras tem se tornado cada vez mais apenas uma opção para os apaixonados por filmes, que gostam de “viver” o ambiente. Prova disso é que a Blockbuster, empresa americana do ramo, abandonou todas as suas lojas físicas e concentrou todos os esforços na distribuição de filme por meios digitais.

    Serviços e Tecnologias nos Dias Atuais

    O mundo está mudando cada vez mais rápido como consequência de um desenvolvimento tecnológico acelerado. Diariamente empresas do mundo inteiro investem pesado em inovação com o objetivo de criar respostas para as necessidades presentes no mercado. As novas tecnologias fazem parte desse processo, mas é importante ressaltar que, mais do que abrir diferentes oportunidades de negócios, elas proporcionam uma verdadeira revolução na sociedade, possibilitando ações antes inimagináveis e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

    Para ter provas desse fenômeno basta observar o comportamento social, os instrumentos de trabalho, os meios de comunicação e de aprendizado. Todos são diferentes do que eram há alguns anos e parte disso é resultado desse desenvolvimento tecnológico. Com o advento e a popularização da internet, por exemplo, o acesso a uma infinidade de conteúdos sobre os mais diversos temas foi facilitado, proporcionando maior independência na busca por informações.

    A importância das novas tecnologias para as pessoas

    Os benefícios que as novas tecnologias geram são inúmeros e se estendem a cada um dos setores sociais, desde a área empresarial até a da saúde. Para ilustrar melhor, pense nas competições paraolímpicas. Atletas com diferentes deficiências conseguem ter uma vida normal, praticar esportes e participar de grandes competições, conquistando, inclusive, resultados comparados aos de um atleta sem necessidades especiais.

    Este é o caso do alemão Markus Rehm, cuja perna foi amputada na adolescência após um acidente de barco. Em 2015, ele conseguiu a marca de 8,40 m no salto à distância utilizando uma prótese de fibra de carbono. A boa notícia é que essa tecnologia não fica restrita apenas aos esportistas, pois existem tipos de próteses adaptados ao estilo de vida de cada pessoa. Assim, ela pode andar, pular e correr normalmente, realizando movimentos cada vez mais precisos. E o mais importante: participa novamente das atividades sociais.

    Em relação à educação, podemos retomar a importância da internet para o acesso ao conhecimento. Quando se pensa nas salas de aulas, ela pode ser uma boa aliada. Deste modo, educadores estão cada vez mais desenvolvendo estratégias de ensino com aplicativos ou softwares para atividades extracurriculares, tornando a  aprendizagem mais dinâmica e divertida. Tablets e smartphones são aparelhos que também facilitaram o ensino a distância por meio do e-Learning, quebrando as antigas barreiras geográficas para o acesso à educação.

    Um dos grandes destaques atuais são as tecnologias de comunicação. Elas têm revolucionado a troca de informação entre as pessoas, impactando diretamente no comportamento delas em aspectos pessoais e profissionais O contato está mais rápido, fácil e acessível, de modo que fazer reuniões com os participantes que estão em cidades diferentes, por exemplo, não é mais um problema. Tudo pode ser realizado instantaneamente e em poucos cliques.

    Além disso, focando mais no ramos dos negócios, a gestão empresarial está cada vez mais simplificada e de fácil compreensão. O desenvolvimento de softwares hospedados em nuvem, por exemplo, permite armazenar e administrar dados importantes, ajudando os gestores a ter um maior controle do que acontece em seu empreendimento.

    Inovar é a resposta para desenvolver novas tecnologias

    Estes são apenas alguns exemplos de como as novas tecnologias ajudam na qualidade de vida das pessoas. Mas você sabe o que deve ser feito para desenvolvê-las? A resposta para essa pergunta é: investir em inovação. É por isso que as empresas estão trabalhando na busca por soluções criativas a fim de aprimorar seus produtos e serviços ou mesmo perceber novas possibilidades para suprir as carências ainda não atendidas no mercado.

    Inovar significa dar uma utilização prática às novas ideias e viabilizá-las para o uso comercial. É no meio desse processo que as novas tecnologias surgem e, como consequência, as dificuldades e os problemas típicos de determinado momento são superados com um recurso revolucionário. Assim, a criatividade é o combustível para gerar novas ideias. E o resultado disso? A inovação.

    E lembre-se: é importante que sua empresa conheça bem seu contexto interno (sua própria realidade) e externo (a sociedade na qual está inserida). Esse conhecimento é obtido a partir de estudos e pesquisas realizados por profissionais especializados e dá a bagagem necessária para desenvolver as soluções corretas e apresentá-las ao mercado, impactando positivamente na sociedade.

    Agora nós queremos saber a sua opinião! Como vocês acham que as novas tecnologias estão influenciando nossas vidas? Deixe um comentário e compartilhe sua suas ideias conosco.