Cultura São Paulo

SESC SANTANA - MÚSICA

FABIANA COZZA

Foto: divulgação

SESC Santana

Música

QUARTETO PERERÊ LANÇA SEU SEGUNDO CD NO INSTRUMENTAL DO SESC SANTANA

Dia 3 de dezembro, quinta-feira às 21h.

Por Douglas Picchetti / Arteplural Comunicação

O projeto Instrumental Santana apresenta o show de lançamento oficial do CD Balaio, do Quarteto Pererê, dia 3 de dezembro, quinta-feira, às 21 horas. O grupo, composto por Alessandro Ferreira (violão 7 cordas), Edson Tadeu (gaita), Francisco Andrade (violão e viola) e Tchelo Nunes (violino), se dedica à música instrumental brasileira buscando as influências do nosso passado musical refletida em obras contemporâneas.

O álbum Balaio – Uma mistura bem dosada de tradição e modernidade, lançado pelo Selo Gente Boa, integra temas da tradição brasileira, e tem participações do poeta Gildes Bezerra, dos compositores Dinho Nascimento, Luciano Vazzoler, Ruy Weber e do pandeirista Léo Rodrigues.

O Quarteto Pererê traz no repertório “Senhorinha”, de Guinga e Paulo César Pinheiro, “Doce de coco”, de Jacob do Bandolim, “Noite cheia de estrelas”, de Candido das Neves, e “Lenda de Caboclo”, de Heitor Villa-Lobos. Um grande destaque, ainda, é o arranjo do grupo para a toada “Beija-flor de Laranjeira”, composição de Zeca Collares.

O projeto Instrumental Santana busca traçar um panorama da música instrumental e possibilitar ao público apreciar trabalhos variados, sobretudo ligados às formas do jazz e da música popular brasileira contemporânea.

Quarteto Pererê

Formado em 2002 a partir das comemorações dos 80 anos da Semana de Arte Moderna, o Quarteto Pererê dedica-se à música instrumental brasileira e suas distâncias: ecos, pulos e utopias. Em sua contínua reflexão sobre as influências do nosso passado musical e sua perenidade refletida em obras de contemporâneos, o grupo inspira-se no Saci Pererê, confluência dos mitos brasílicos fixada no imaginário e na cultura popular, resultando numa dialética sonora imaginativa e alegórica. Em 2004 surge o primeiro cd do quarteto, - "Ebulição", gravado com a participação especial de Julinho Pimentel (percussão). Lançado na Holanda, Roterdam e no Brasil, São Paulo (2005), ebulição, além de composições próprias e improvisativas (antropofágicas), traz recriações de Hermeto Pascoal, Chiquinha Gonzaga, Erik Satie e Heitor Villa Lobos. O cd foi finalista do prêmio TIM de Música (2006) na categoria de conjunto revelação de música instrumental. Músicos – Alessandro Ferreira (violão 7 cordas), Edson Tadeu (gaita), Francisco Andrade (violão e viola) e Tchelo Nunes (violino).

Teatro SESC Santana (349 lugares.  Avenida Luiz Dumont Villares, 579. São Paulo
Show Quarteto Pererê – Dia 3 de dezembro de 2009, quinta-feira às 21h.
Classificação indicativa - 12 anos. Ingressos – de R$ 2,50 a R$ 10,00.

Assessoria de Imprensa
Arteplural Comunicação
Jornalista responsável - Fernanda Teixeira
site - www.artepluralweb.com.br