Shows Rio

SHOWS RIO DE JANEIRO

Pato Fu - Música de Brinquedo

Pato Fu - Música de Brinquedo

Foto: divulgação

Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues - Rio

Rio de Janeiro - Show

Por Assessoria de Imprensa
CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Pato Fu - Música para ouvir e brincar na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

07 e 08 de agosto de 2010

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta o show “Música de Brinquedo”, baseado no CD homônimo da banda Pato Fu, que acaba de sair do forno. É uma oportunidade dos cariocas conferirem, em primeira mão, as canções do décimo disco, que foram gravadas de maneira pouco convencional. No lugar de baixo, guitarra, bateria e teclado, entraram instrumentos feitos especialmente para a criançada. As apresentações da banda mineira acontecem nos dias 07 e 08 de agosto - sábado e domingo - às 19h30 na Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues. Produzido por John Ulhoa, o trabalho não é só voltado para o público infantil. É a linha criativa do Pato Fu filtrada por essa sonoridade.

A ideia pareceria absurda há poucos anos. Segundo John, "desde ‘Daqui Pro Futuro’, de 2007, começamos a flertar com sons de caixinhas de música, realejos, pianos de brinquedo… Em algumas de minhas produções recentes, usei muitos desses instrumentos, muitos comprados como presente à nossa (minha e de Fernanda) filha de 6 anos, mas que acabavam, invariavelmente, na frente de um microfone, na sala de gravação do estúdio que temos em casa".

E tinha mais. "Quase todos nós – e os amigos próximos – viramos papais e mamães nos últimos anos. A temática infantil passou a nos comover. Ao mesmo tempo, sentimos que seríamos capazes de fazer algo para pais e filhos, que tivesse uma das características que mais gostamos na música: duas (ou mais) camadas de entendimento, um ‘Muppet Show’ de carne, osso e música, diversão para os adultos, sem aborrecimento para os pequenos, e vice-versa” completou.

A canção "Primavera" foi a primeira a ser gravada, nesse formato, e todo o processo foi registrado em vídeo e editado, para que os amigos pudessem opinar. "O efeito ‘sorriso estampado’, que tínhamos na nossa cara, apareceu instantaneamente na face das outras pessoas também. Chegamos à conclusão que não estávamos ficando loucos", brinca o guitarrista.

De maneira bastante artesanal, o projeto levou quase um ano, até a conclusão, dada a série de experimentações. "Os instrumentos não só são mais difíceis de se tocar, mas também de se encontrar. Nem todos os instrumentos de brinquedo são ‘tocáveis’ e separar as tranqueiras das verdadeiras joias foi uma empreitada e tanto. Bastante pesquisa foi feita em lojas, oficinas artesanais e sites. Eu, por exemplo, em qualquer viagem que fiz nesse período, voltava com a mala cheia de cornetas de plástico, tecladinhos eletrônicos baratos e qualquer tipo de traquitana que pudesse fazer um som e tivesse um apelo infantil", explica John.

O Pato Fu reiventou os métodos habituais de se fazer o disco. E isso incluiu o repertório. "Esses arranjos de brinquedo teriam um efeito muito mais potente se aplicados a canções conhecidas. Aí é que estava a graça, que ficou muito clara quando fizemos ‘Primavera’: colar essa sonoridade em clássicos do pop, recriar todas as frases melódicas de músicas que não fossem só conhecidas, mas que tivessem arranjos emblemáticos. O que procuramos é o prazer de ouvir velhas canções adultas em seus arranjos originais, tirados praticamente nota por nota, só que com instrumentos de brinquedo. E assim fizemos. Descobrimos quais seriam estas canções. Foi mais difícil do que a gente pensava. Eram muitos os pré-requisitos que as candidatas tinham que trazer. Mas estão aí, e estamos muito orgulhosos de como ficaram ao final", revela.

Todas essas cores e nuances vão invadir o palco, remetendo o público a deliciosas lembranças, divertidas vivências e possibilidades.

Show “Música de Brinquedo”

Data: 07 e 08 de agosto de 2010 (sábado e domingo)
Horário: 19h30
Local: Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Avenida República do Chile, 230, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Informações: (21) 2262-8152
Classificação: Livre
Valor do Ingresso: R$ 15,00 (inteira) 7,50 (meia)
Duração: 1h15min
Bilheteria: Terça a sexta - 13h às 20h / sábado e domingo – 10h às 20h
Lotação máxima do teatro: 388 (sendo 2 para cadeirantes)
Acesso para portadores de necessidades especiais
www.PatoFu.com.br

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet