Receba as dicas do site pelo Fedd de Rss             

DICA TEATRO - RIO DE JANEIRO

Querida Helena Serguêievna

Por Bruna Amorim - Daniella Cavalcanti

De Ludmila Razumovskaia direção Isaac Bernat

Encenada em vários países do mundo, texto russo estreia no Teatro Poeirinha e contará com a vinda da autora para um seminário.
Temporada: 10 de maio a 01° de julho de 2012

Querida Helena Serguêievna

Foto: Flavio Pereira

Sinopse: A peça conta a história de quatro alunos que chegam para visitar a professora Helena Serguêievna, uma mulher solitária, no dia do seu aniversário. Encantada com a delicadeza dos alunos, Helena convida-os para jantar. A partir de então uma surpresa abate-se sobre a professora e leva todos os personagens a uma transformação.

Estreia no dia 10 de maio, no Teatro Poeirinha, Querida Helena Serguêievna, de Ludmila Razumovskaia, o sexto espetáculo da LMPR - Cultura e Tecnologia. Com direção de Isaac Bernat e Helena Varvaki no papel título, a peça, que conta da visita inesperada que quatro alunos fazem a sua professora de matemática no dia do seu aniversário, tem também no elenco os jovens atores João Pedro Zappa, Fabio Enriquez, Marina Provenzano e Gabriel Vaz.

Contemplada com o FATE para 2012, o espetáculo coloca em cheque a perda de valor do lugar do professor na nossa sociedade e os contornos que a relação aluno/professor podem tomar na atualidade.

Num tempo em que uma mãe rouba provas do Enem para facilitar a prova de seu filho; alunos atiram a queima roupa em professores por estarem insatisfeitos com suas notas; um jovem transtornado invade uma escola e assassina 12 alunos; em que professores cada vez mais esgotados não tem tempo, espaço e condições financeiras para reciclar seu saber; alunos que estudam em instituições de ensino privadas se sentem no direito de pensar que o professor é um ser subalterno a eles, nada mais adequado do que falar sobre os limites das novas gerações e refletir sobre o lugar do professor na sociedade contemporânea.

“Assisti uma montagem da peça em Paris em 2004, e como Helena e eu tínhamos muita vontade de voltar a trabalhar juntos, sugeri este texto. Acho o texto contundente, pois partindo da trama principal a peça traz para cena questões como o conflito de gerações, o alcoolismo e falta de perspectiva dos jovens.” afirma Isaac Bernat.

“Não queremos fazer esta reflexão de uma maneira pesada, o espetáculo é ágil, com uma linguagem atrativa para o público. O teatro é para nós um campo privilegiado para, junto com nossos espectadores, avançar nestas questões e continuar trabalhando por uma sociedade mais harmonizada na existência e convivência das diferenças”, afirma Helena Varvaki.

A peça foi escrita em 1980 e teve um sucesso imediato, porém foi censurada, e só voltou a ser montada na Rússia durante a época da Perestróika.

Além da montagem do espetáculo, o projeto conta ainda com a vinda da autora ao Rio de Janeiro, nos dias 09 e 10 de junho, para um seminário de dramaturgia, proporcionando uma troca entre dramaturgos, atores e diretores. Uma oportunidade de ouvir da Ludmila Razoumovskaia falar sobre o teatro feito na Rússia e os pontos de convergência com o teatro que fazemos no Brasil. Para se inscrever e maiores informações enviar e-mail para: queridahelena@LMPR.com.br

“Desde o momento que resolvemos montar este texto, eu e Isaac entramos em contato direto com a autora. Ela é uma pessoa extremamente generosa, escreveu um texto lindo para o programa, está acompanhando as etapas do nosso processo e entusiasmada de vir ao Brasil para o seminário que vamos realizar em julho.”, afirma Helena, que prossegue: “Nosso projeto vai além da montagem da peça, temos além do seminário com a Ludmila, um trabalho de formação de espectadores junto a professores e alunos do ensino médio e, uma prática já estabelecida em nossos trabalhos anteriores, trabalhar com estagiários remunerados.”.

Completando a ficha técnica, a cenografia é de Doris Rollemberg, os figurinos da Espetacular!, a direção de movimento de Maria Alice Poppe, a iluminação Aurélio de Simoni e a música original de Tato Taborda.

Texto: Ludmila Razumovskaia | Direção: Isaac Bernat | Tradução: Tatiana Belinky | Elenco: Helena Varvaki, João Pedro Zappa, Marina Provenzano, Fábio Enriquez e Gabriel Vaz

INFORMAÇÕES - Querida Helena Serguêievna
Data: 10 de maio a 01° de julho de 2012 | Horário: Quinta a Sábado, às 21h; Domingo, às 19h |
Ingressos: R$30,00 (inteira) | Classificação: 16 anos | Duração: 90 minutos

LOCAL - Teatro Poeirinha (Capacidade: 50 lugares)
Rua São João Batista, 108 - Botafogo - Bilheteria: (21) 2537-8053.

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet