Teatro Infantil

TEATRO INFANTIL - RIO DE JANEIRO

Andersen Lobato e o Ônibus de Cera

Andersen Lobato e o Ônibus de Cera

Foto: divulgação

TIJUCA TÊNIS CLUBE - Temporada até 29 de março

Teatro Infantil

Todos os sábados e domingos, o público infantil poderá curtir o espetáculo “Andersen Lobato e o ônibus de cera” com folclore, lendas e preservação ao ambiente.

A peça “ANDERSEN LOBATO E O ÔNIBUS DE CERA” conta a história de um menino que gosta muito de ler e escrever. Ele acaba imaginando um ônibus de cera que derrete e vai parar numa floresta dos sentimentos, onde vivem o Saci, um Cavalo Alado, um Tucano Ecologista e o Jacaré do Limite.

Andersen Lobato: Menino que gosta de ler e escrever. Ele incentiva a imaginação, leitura de grandes autores como Christian Andersen, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, etc. Bem como a leitura de mitologia e lendas folclóricas. Exemplos: Ícaro, Pegasus e Saci. O personagem central permite conhecer e valorizar aspectos sócio-culturais de outros povos e nações. Andersen Lobato também propicia a expansão do uso da linguagem, valorização da leitura como fonte de informação, via de acesso ao mundo criado pela Literatura e possibilidade de fruição estética. Além de valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar seus sentimentos, idéias e opiniões. Esse comportamento irá influenciar positivamente a segunda personagem da peça, Clara Rocha Machado.

Clara Rocha Machado: Nome que homenageia as três grandes autoras infantis brasileiras – Maria Clara Machado, Ruth Rocha e Ana Maria Machado. Essa menina quer ser estilista e morar em Paris. Ela é uma menina dos nossos tempos. Muito ligada a tecnologia e a moda. Essa personagem permite trabalhar a autonomia da criança, a escolha de carreira, valores como respeito às regras e aos limites. Valorização da alimentação adequada como fator essencial para o crescimento e o desenvolvimento.

Seu Ícaro: Personagem que permite trabalhar a questão da verdade e da mentira, a segurança e confiança no transporte escolar. Permite trabalhar a segurança no trânsito, a conservação de veículos e vias e regras e Leis que regem o trânsito, exemplo, o uso do cinto de segurança.

Cavalo Alado: baseado na lenda de Pegasus permite trabalhar a imaginação que é capaz de fazer voar. O personagem possibilita o jogo simbólico é a representação corporal do imaginário. E apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psico-motora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.

Saci: a personagem permite trabalhar folclore brasileiro, gosto pela poesia, no caso a poesia infantil de Manoel Bandeira, contribuindo para a ampliação da Linguagem, enriquecimento do vocabulário e imagens poéticas. O Saci trabalha as brincadeiras de infância dos nossos avós em contraponto às “brincadeiras” tecnológicas de nosso tempo. Respeito e valorização das diversas formas de linguagens expressivas de diferentes grupos culturais.

Tucano Ecologista: Trabalha as questões do meio ambiente, respeito à natureza e à preservação do meio ambiente. Percebe-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

Jacaré do Limite: trabalha os limites da criança frente à família, a escola, a sociedade e a natureza. Incentiva a adoção de atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas e respeito necessário ao convívio numa sociedade. Valoriza o emprego do diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomadas de decisões coletivas. Compreensão da necessidade de Leis, regras e normas que definem os direitos e deveres.

Elenco
Filippe Neri, John Gonçalves, Rodrigo Brand e Vivi Câmara

ANDERSEN LOBATO E O ÔNIBUS DE CERA
Texto e Direção: Francis Ivanovich Com Filippe Neri, John Gonçalves, Rodrigo Brand e Vivi Câmara
Teatro Henriqueta Brieba
(Rua Conde de Bonfim, 451 – Tijuca Tênis Clube) . Telefone: 2570-1012
Temporada: De 07 de março até 29 de março.
Classificação Etária: Livre. 60 min.
Ingressos: R$ 20,00

As atrações e/ou informações sobre eventos que constam neste site estão sujeitas a mudanças e alterações sem aviso prévio. Evite surpresas telefonando antes de visitar as atrações ou eventos.
Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet