Teatro Infantil Rio

TEATRO INFANTIL RIO DE JANEIRO

BRINCANDO COM O FOLCLORE

BRINCANDO COM O FOLCLORE

Foto: divulgação

BIG APPLE – BARRA SQUARE

Estreia

Palco Cia de Teatro

BRINCANDO COM O FOLCLORE - ESPETÁCULO INFANTIL INTERATIVO

De 09 de agosto a 27 de setembro

O ESPETÁCULO

Durante o espetáculo, totalmente interativo, os espectadores são convidados a brincar com os atores, de brincadeiras folclóricas que fizeram parte da infância de seus pais.

Com este espetáculo, a Palco envereda pelo caminho da interatividade e da cultura popular brasileira, trazendo a platéia ao palco, durante quase toda a peça.

Buscando um caminho de comunicação espectadores/atores em um texto construído quase na íntegra de ditos populares, costumes, brincadeiras e canções da cultura popular brasileira.

Com texto de Paula Giannini e direção de Amauri Ernani “BRINCANDO COM O FOLCLORE” é um resgate do universo folclórico infantil brasileiro, apresentando antigas brincadeiras de rua, cantigas de roda e de acalanto, costumes populares e de tradição oral.

A peça, que podemos chamar de “espetáculo brincante”, é totalmente interativa, fazendo com que os espectadores experienciem o “brincar” junto aos atores no palco. (brincadeiras folclóricas que fazem e/ou fizeram parte do universo infantil brasileiro).

O espetáculo é o resultado prático de um trabalho baseado em pesquisa na área do folclore infantil brasileiro desenvolvido pela equipe da Palco Produções, sob coordenação do Folclorista Inami Custódio Pinto e de Paula Giannini (autora).

O trabalho empolga equipe artística e platéia ao propor a participação direta dentro de uma experiência que podemos chamar de “espetáculo-jogo” ou “espetáculo-brincante”: Uma experiência de interatividade que apresenta às crianças a riqueza da gama de brincadeiras de rua do folclore brasileiro infantil e proporciona aos adultos um mergulho de volta a sua infância. Durante o espetáculo, é compartilhada entre pais, avós, filhos e netos a experiência do brincar junto aos atores.

Apresentando e resgatando uma seleção de cantigas de roda e acalanto, e,  brincadeiras brasileiras surgidas em diferentes estados brasileiros através de diferentes veias étnicas de oirigem: “Se Essa Rua Fosse Minha” – “Histórias Sem Fim” – “Dorme Suzana” – “Cabra Cega” – “Cinco Marias” – “Cataflau” – “Elefante Colorido” – “Alecrim Dourado” – “Encontrar figuras nas nuvens” – “Já Quem Pô” – “Carneirinho Carneirão” – “Macaco Foi à Feira” – “Elástico” – “Escravos de Jó” – “Pipa” – “Batatinha Frita 1, 2, 3” – “Mamãe Posso Ir” - “Carrapato Vai-te Embora” – “Bem-me-Quer, Mal-Me–Quer” – “Sapo Cururu” – “Teresinha de Jesus” – “Salada Mista” – “Mulher Rendeira” – “Amarelinha” – “Passa-Passa Gavião” – além de muita música, ditos populares, adivinhas, versinhos, parlendas, trava-línguas, etc.

A HISTÓRIA
No espetáculo, “Teresinha de Jesus” e “Alecrim Dourado” (extraídos do folclore infantil em diferentes raízes folclóricas) são três personagens “brincantes”, com diferentes origens e realidades culturais, mas que se reúnem todos os dias na rua onde moram para brincar. Enquanto brincam eles tecem reflexões e comentários sobre a vida, e, sobre a experiência única que é crescer, amadurecer.

Texto – Paula Giannini
Direção – Amauri Ernani

Elenco: Eris D´Souza e Patrícia de Paula

De 09 de agosto a 27 de setembro.
Domingos 15h.  Ingressos: R$ 10,00
Classificação etária - Livre
Duração: 60 Minutos
BIG APPLE – BARRA SQUARE
Avenida das Américas, 3555 – Shopping Barra Square
Barra da Tijuca. Rio de Janeiro - RJ. 22631-003
E-mail –teatrocultura@pop.com.br
Site – www.seessaruafosseminha.blogspot.com