Teatro Rio

TEATRO RIO DE JANEIRO

MEU OUVIDO NÃO É PENICO

MEU OUVIDO NÃO É PENICO

Foto: Yuri Mine

Temporada SESC Niterói

MEU OUVIDO NÃO É PENICO

Psicóloga em crise existencial atende terapia de grupo

Psicóloga em crise existencial desiste de atender suas pacientes. Na última sessão, porém, ela explica porque desistiu de atender e apresenta suas ex- pacientes. O público acaba virando psicólogo de Kátia Regina, que entre surtos e confissões, junta coragem para mudar de profissão.

Texto e Interpretação

A atriz, autora e produtora Alessandra Cifali é paulista. Formada pelo Teatro Escola Célia Helena em 2004, sob a direção de Marco Antônio Braz, com a montagem de “Dorotéia”, de Nelson Rodrigues. Cursou canto com Gava em 2004 na EM&T- Escola de Música e Tecnologia, cinema com Marcus Vinícius no Stúdio Fátima Toledo em 2003 e dramaturgia com Kil Abreu em 2006 na Escola Livre de Teatro. Ainda no tempo de formação teatral, começou a escrever peças e chamou a atenção sendo premiada pelo texto do espetáculo Papo Calcinha, que virou livro juntamente com outras 15 dramaturgias pela Senac- Rio. O livro, sob o título de “ Aids e teatro – 15 dramaturgias de prevenção á Aids “, conta com importantes nomes do teatro nacional como Aderbal Freire Filho e Luis Alberto de Abreu. Papo Calcinha foi encenado sob a direção de Gabriel Miziara, será lançado em mais um livro em 5 idiomas em 2009 e foi seguido pelos espetáculos “Libertinagem - Histórias de Pequenas e Grandes Descobertas“, ainda sob a direção de Gabriel Miziara; “As Magoadas- uma comédia sem ressentimentos”, e o recente “ Meu ouvido NÃO é penico!” , todos roteirizados e produzidos pela atriz.

Direção

A atriz, dramaturga, diretora, professora de teatro e artista plástica Carolina Gonzalez é paulista. Formada pelo Teatro Escola Célia Helena em 2004, sob a direção de Marco Antônio Braz, com a montagem de "Dorotéia", de Nelson Rodrigues. Ainda no tempo de formação teatral, atuou e produziu a peça premiada "Papo Calcinha". Cursou canto com Gava em 2004 na EM&T- Escola de Música e Tecnologia, e possui inúmeros cursos de Dança Balinesa, Flamenca e Africana. Além disso, cursou "Jornadas de Dramaturgia", ministrada por Luis Alberto de Abreu, "Percussão Corporal", ministrada por integrantes do Barbatuques," Filosofia e arte", ministrada por Luis Fuganti e Dança de Bali, cultura e língua da Indonésia na "IKIP Saraswati Universitas" (Indonésia), pela Embaixada da Indonésia em Brasília, em 2007-08. Fez parte do elenco "As Três porquinhas e o lobo atrapalhado", de Luciano Santiago – com a Trupe Art&manha apresentada nos Céus da cidade de São Paulo. Foi fundadora da Cia. Flores En.Cena, atuando como contadora de estórias, dramaturga e aderecista na Livraria Saraiva Morumbi (SP), em espaços culturais e educacionais. Participou do projeto teatral do Colégio Stockler, dando aulas pelo período de três meses (agosto à outubro de 2008), como assistente de direção para as apresentações finais do 1º E.M. Atualmente está dirigindo o espetáculo "Meu ouvido NÃO é penico !", com estréia prevista para março de 2009 no Rio de Janeiro.

O processo de criação

No meu aniversário de um ano, ganhei um presente que me encantou logo de cara : um saco de risada. Era só apertar que ele disparava a rir. Quando assisto em vídeo o meu encantamento por esse brinquedo, entendo minha paixão nata pela comédia. Hoje, entendo que o riso, como qualquer outro comportamento emocional, tem sua função: comunicação, relaxamento, abandono de agressividade ou mesmo sobrevivência. Tudo bem , a gente nasce chorando, mas é o riso que dá início á interação com o mundo ao nosso redor. È sorrindo que fazemos amizades, nos apaixonamos, nos aproximamos. Tudo bem que desde Aristóteles a história injustamente definiu a comédia como inferior á tragédia, mas a verdade é que ambos falam dos homens e dos temas humanos, trazem o cotidiano para o palco. Li no livro “História do riso e do Escárnio que Amassis, o rei do Egito, todo dia, depois de assuntos sérios, passava á mesa, onde caçoava de seus amigos, fazendo brincadeiras engenhosas e indecentes. Seus amigos então o repreenderam : “- Não sabes manter a honra de tua posição”. E o sábio rei então respondeu: “- Não sabeis que só estica um arco quando há necessidade, e que depois de usado precisa ser afrouxado ? Acontece o mesmo com o homem: se ele permanecer sempre voltado para as coisas sérias, sem relaxar e sem se entregar aos prazeres, se tornará, sem perceber, louco ou estúpido.” È por isso que eu não me canso de levantar a bandeira da comédia. Nem tudo na vida são flores, mas ainda sim é preciso rir.

Alessandra Cifali

O riso é transformador. O humor desperta a sensibilidade. Sensibilidade de rir de si mesmo. De sorrir para a vida. O que parece a loucura nossa de cada dia, é, na realidade, um rico material de criação artístico, justamente pelo artista usar da vida para se comunicar no palco. Como artistas, acreditamos num “protesto” sutil através da arte do riso. Essa é a nossa função social. “Meu ouvido Não é penico! ” é uma comédia inteligente que se apropria das muitas inquietações humanas para, com muito humor, refletir sobre a nossa condição humana. Nossas limitações profundas. Nossa constante busca pelo entendimento da vida. Uma mesma atriz interpreta as sete personagens que se relacionam por um fio condutor que é a personagem de uma psicóloga, que se encontra numa situação limite, buscando forças pra mudar de vida. Cansada de ouvir os problemas alheios, a psicóloga Kátia Regina parte em busca de uma aventura : tentar mudar de profissão para seguir o seu grande sonho. Entre surtos e confissões da nossa heroína atrapalhada, o espectador certamente se identificará com algumas das personagens.

Site www.alessandracifali.com.br

Teatro SESC Niterói - RJ
Dias 08,15,22 e 29 de abril ( quartas- feiras) ás 18h
R. Padre Anchieta, 56 - Centro Telefone 21 2719 - 9119
Ingressos: R$ 16,00 (comerciários, estudantes e idosos) , R$ 8,00 (outros)
Classificação: 12 anos

As atrações e/ou informações sobre eventos que constam neste site estão sujeitas a mudanças e alterações sem aviso prévio. Evite surpresas telefonando antes de visitar as atrações ou eventos.
Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet