Teatro Rio

TEATRO RIO DE JANEIRO

SABER VIVER NOS DIAS QUE CORREM

SABER VIVER NOS DIAS QUE CORREM

Foto: Fabiano Cafure

Peça transpõe para o palco as complexas relações humanas sob a ótica de Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector

Teatro

Por Hayla Leite / Target Assessoria de Comunicação

SABER VIVER NOS DIAS QUE CORREM

Em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal

saber viver nos dias que correm traz à cena os contos "Linda, uma história horrível" de Caio Fernando Abreu e "Os laços de família" de Clarice Lispector. Em cena, os atores Fabrício Polido e Juliana Terra vivem e narram os contos, dispensando qualquer adaptação e investindo no texto narrativo como espelho de uma dramaturgia feita de afeto, corpo e olhar em duas histórias que tem as relações familiares como tema, unidas por fragmentos de textos e cartas dos dois autores.

A direção do espetáculo está sob a batuta do "maestro" José Mauro Brant - ator, cantor e contador de histórias, cujos recentes trabalhos - "Federico Garcia Lorca - pequeno poema infinito" e "Contando Machado de Assis" mereceram elogios da crítica teatral. "Minha paixão pelos livros tem me levado para este caminho: a transposição da literatura para os palcos. Nesse processo, considero fundamental manter fidelidade à narrativa, conservando a essência literária do texto. Assim busco com o público uma cumplicidade que conduza à imaginação e às delicias que um bom conto nos traz" comenta José Mauro.

A pesquisa por um processo dialógico para a encenação de saber viver nos dias que correm confere ao espetáculo uma dramaturgia que desloca a ação da narrativa. Nada é obvio, e para isso, contribui a cenografia e o figurino de Ney Madeira, a direção de movimento de Luciana Bicalho, a luz de Renato Machado e a trilha sonora de José Mauro Brant - que pontua a cena com oito diferentes versões da canção "Que será será" lançada por Doris Day. "Temos uma versão em castelhano, uma em francês e outras em inglês", conta José Mauro.

Fabrício Polido e Juliana Terra, atores e idealizadores deste projeto teatral, contam que era antigo o desejo de trazer para os palcos a obra de Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector. "Em 2008, fomos vencedores da mostra "Novíssimas pesquisas cênicas", com o espetáculo Quem quer comprar?. O resultado nos deu impulso para a montagem de saber viver nos dias que correm - cujo título foi extraído de um dos muitos textos de Clarice Lispector que pesquisamos", conta Juliana.

"Essencialmente, ambos os textos escolhidos nos tocam profundamente. Levam-nos a um cotidiano iluminado pelo olhar de dois grandes nomes da literatura. Um olhar que deixa visível, nas entrelinhas, a mesma invisível perplexidade diante dos mistérios da vida" finaliza, com poesia, Fabrício Polido.

saber viver nos dias que correm cumpre temporada até 26 de julho no Centro Cultural Justiça Federal e marca a estréia de José Mauro Brant como diretor teatral.

SABER VIVER NOS DIAS QUE CORRE

Peça transpõe para o palco as complexas relações humanas através dos contos "Linda, uma história horrível" de Caio Fernando Abreu e "Os laços de família" de Clarice Lispector.

Sábados, às 19h
Temporada: 27 de junho a 26 de julho de 2009 | Sexta a domingo, às 19h
Centro Cultural da Justiça Federal.
Avenida Rio Branco, 241. Centro. Tel.: 3261 2550. Capacidade: 140 lugares
Ingresso: R$ 20,00 / 10,00 | Classificação etária: 14 anos
Horário de funcionamento da bilheteria: de quinta a domingo, das 15h às 19h

Ficha Técnica
Texto: Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector | Direção: José Mauro Brant
Elenco: Fabrício Polido e Juliana Terra | Direção de Movimento: Luciana Bicalho
Trilha Sonora: José Mauro Brant | Iluminação: Renato Machado | Cenário e Figurino: Ney Madeira
Fotografia e Criação Visual: Fabiano Cafure | Produção: Jeana Kamil

Informações para a imprensa
Target Assessoria de Comunicação
Márcia Vilella | Diego Cotta | Hayla Leite
target@target.inf.br
Tels.: 21 2284 2475 | 8158 9692 | 8158 9715

As atrações e/ou informações sobre eventos que constam neste site estão sujeitas a mudanças e alterações sem aviso prévio. Evite surpresas telefonando antes de visitar as atrações ou eventos.
Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet