Teatro Rio

TEATRO RIO DE JANEIRO

ATENÇÃO! A TEMPORADA FOI ENCERRADA

"SANTA MARIA DO CIRCO" de David Toscana

"SANTA MARIA DO CIRCO" de David Toscana

Foto: divulgação

Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro II (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)

Teatro

SANTA MARIA DO CIRCO - De David Toscana

ATENÇÃO! A TEMPORADA FOI ENCERRADA

Temporada: 22 de maio a 05 de julho

O espetáculo SANTA MARIA DO CIRCO, adaptação do romance do mexicano David Toscana — que pela primeira vez tem sua obra levada aos palcos —, estreia dia 22 de maio, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, com direção de Ivo Fernandes, que também assina a adaptação do texto, supervisão e dramaturgia de Amir Haddad. No elenco, Antonio Pedro, Anselmo Vasconcellos, Xando Graça, Andrea Dantas, Lourival Prudêncio, Glaucio Gomes, Isaac Bernat, Aurélio de Simoni – que também assina a iluminação -, Biá Napolitani -, Marina Salomon – responsável pela preparação corporal do elenco – e Thiago Magalhães.

Completando a ficha técnica, Hélio Eichbauer assina a direção de arte; Caíque Botkay, a trilha sonora; Marieta Spada, o cenário e figurino, e Sula Villela, a produção.

O espetáculo conta a história de uma trupe circense desgarrada que funda uma sociedade em pleno deserto. Dela fazem parte os mais pitorescos personagens, com direito a anão, mulher barbada, mágico, contorcionista, homem bala, dançarina, equilibrista, o fortão e um único animal: um porco. Esse insólito grupo é, na verdade, a parte que coube a Dom Alejo depois do rompimento com seu irmão e sócio, Dom Ernesto, no Grande Circo Mantecón. Na divisão de bens, o irmão mais esperto escolhe, separa e fica com as feras, deixando os monstros para Alejo. Ele e os oito artistas que sobraram partem então com sua lona para a próxima cidadezinha, Sierra Vieja, e decidem que a única forma de tomar posse legítima do lugar é refundá-lo, nomear de novo o vilarejo e reiniciar sua história.

SOBRE O AUTOR

DAVID TOSCANA nasceu em 1961, na cidade de Monterrey, no México. Engenheiro de formação estreou como escritor em 1992, com a novela “Las Bicicletas”. Destacou-se a partir da publicação de “Estación Tula”, em 1995. Ao todo, publicou seis livros, entre eles, “Lontananza”, “Duelo por Miguel Pruneda” e “El Ejército Iluminado”. No Brasil, publicou a novela “O Último Leitor” (2005) e “Santa Maria do Circo” (2006), ambos os livros editados pela Casa da Palavra. Seus romances estão traduzidos em mais de dez países.

Toscana é um dos autores mais importantes da literatura latino-americana contemporânea. Ele conta que o escritor Miguel de Cervantes em seu “Dom Quixote” é uma referência aos jogos metalinguísticos dos seus últimos romances. Além do espanhol, o escritor menciona o conterrâneo Juan Rulfo entre suas influências.

Estreia para convidados: 21 de maio às 20h
Estreia para público: 22 de maio às 19h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Teatro II (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
Horários: quinta a domingo às 19h
Preço: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 21h
Fone: (21) 3808-2020
Temporada: 22 de maio a 05 de julho
Capacidade: 158 lugares
Classificação etária: 14 anos.
Duração: 100 minutos.

FICHA TÉCNICA
Autor: David Toscana
Adaptação e Direção: Ivo Fernandes
Tradução: Maria Alzira Brum Lemos
Supervisão e Dramaturgia: Amir Haddad
Elenco:
Antonio Pedro (5ª. e sábado)/ Xando Graça (6ª. e domingo): D. Alejo
Andrea Dantas: Barbarela
Lourival Prudêncio: Natanael
Anselmo Vasconcellos: Hércules
Glaucio Gomes: Mandrake
Aurélio de Simoni: D. Ernesto
Isaac Bernat: Balo
Marina Salomon: Narcisa
Biá Napolitani: Mágala
Thiago Magalhães: Fléxor

Daniella Cavalcanti
Assessoria de Imprensa

As atrações e/ou informações sobre eventos que constam neste site estão sujeitas a mudanças e alterações sem aviso prévio. Evite surpresas telefonando antes de visitar as atrações ou eventos.