Teatro São Paulo

TEATRO SÃO PAULO

Cia Luis Louis estréia quatro espetáculos e lança o II Manifesto da Mímica Total: COM-POSIÇÕES

Cia Luis Louis estréia quatro espetáculos e lança o II Manifesto da Mímica Total: COM-POSIÇÕES

Foto: divulgação

Luis Louis é referência em mímica e teatro físico no Brasil

II Manifesto da Mímica Total

Dia 10 de janeiro de 2009, a Cia. Luis Louis lança o 2º. Manifesto da Mímica Total no Centro Cultural São Paulo, com apoio da Lei Municipal de Fomento ao Teatro. Composto por quatro espetáculos (dentre eles um infantil), o 2º. Manifesto tem como foco a dramaturgia, embasada em pesquisas feitas pelo grupo nas áreas de teatro, performance, cinema, música, artes plásticas, arquitetura, semiótica, ciência e filosofia.

A Cia Luis Louis pretende, com esse estudo, organizar a estrutura cênica de tal forma que se estabeleça uma dramaturgia da ação no tempo e no espaço, sistematizando todo o material da cena, desde mínimas células básicas de ação até estruturas complexas superpostas em interação dinâmica, com importância especial para a música e o aprofundamento do conceito de composição.

Luis Louis

Ator, diretor, dramaturgo e fundador do Centro de Pesquisa e Criação da Mímica Total do Brasil. É formado na Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre. Notório Saber e Mestre pela PUC-SP, foi professor de mímica no Royal National Theatre e na The School of the Science of Acting em Londres. Especializou-se na técnica Decroux com Steve Wasson e Corinne Soun, diretores da Ecole de Mime Corporel Dramatique. Dirigiu e atuou em vários teatros da Europa. Divulga a Mímica Total e o Teatro Físico no Brasil e no exterior através de espetáculos, aulas-espetáculo e workshops. Com parceria do SESC - Consolação, fundou em 2000 o evento “Reflexos de Cenas”, criando um ponto de encontro entre o teatro, a dança e a performance. Em 2001 e 2002 cuidou da preparação corporal de vários espetáculos dentre os quais “Suburbia”, “Quixote”, “Cidadão de Papel”, “Hamlet” e “Solos do Brasil”. Com a Cia. Luis Louis, criou, dirigiu e atuou em vários espetáculos. Leciona na Faculdade de Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP.

Mímica Total

A Mímica Total é um mergulho nos conceitos do Teatro Físico, em união com pesquisas recentes das ciências cognitivas e da filosofia. É um aprofundamento na idéia do ato total, que integra pensamento, corpo e voz na figura do ator-performer. Entende a mímica como ato de corporificação da vida, que se manifesta tanto objetivamente (como na Pantomima), como subjetivamente (Mímica Moderna), sem divisões entre razão e emoção. O corpo não é mais considerado um instrumento/máquina a serviço da mente, mas é o próprio pensamento. É Total porque integra: os vários gêneros da mímica; criação e obra; corpo e voz; razão e emoção; mente e corpo; indivíduo e coletivo; visível e invisível. É Mímica porque é corporificação, é afirmação de um acontecimento, é ação, é criação, é afirmação da vida.

Espetáculos

650 Mil Horas
10/01 a 01/03 - Sábados, 21h / Domingos, 20h. Elenco: André Capuano, Angela Sassine, Lene Bastos, Natália Lopes e Silvana Abreu Direção: Luis Louis Sinopse: 650 mil horas é o tempo de vida previsto para o cidadão brasileiro. Como consumimos e vivemos essas horas? A Cia. Luis Louis propõe um jogo inusitado e cômico: viver todo esse tempo em apenas sessenta minutos.

Sistema Nervoso – Versão Final
16/01 a 06/02 - Sextas, 21h Direção, Criação e Atuação: Luis Louis e André Capuano. Sinopse: Um lutador é nocauteado e seu sistema nervoso entra em colapso. Durante a contagem de dez segundos, tenta recuperar a consciência. Sem conseguir diferenciar o sonho da realidade, é bombardeado por emoções e questionamentos sobre sua vida, seus desejos, sua força e seus medos. É um encontro urgente do ator e da platéia com a vida.

I’ve got a Feeling
13 a 27/02 - Sextas, 21h Texto, direção, concepção e atuação: Luis Louis O espetáculo é apresentado e criado junto com o público a partir de um sentimento de urgência que bombardeia o corpo do ator. As cenas são montadas e desconstruídas ao vivo, com a cumplicidade da platéia na criação de uma nova realidade.

Missão Super Hiper Importante (infantil)
08/02 a 01/03 - Domingos, 16h Elenco e Criação: Jô Rodrigues, Lene Bastos e Natália Lopes Direção: Luis Louis Texto: Lene Bastos Sinopse: Lene, Naty e Jojô são três amigas que se divertem com a imaginação, e vivem grandes aventuras sem sair de casa. Um dia, vão para uma ilha em uma Missão Super Hiper Importante: encontrar um livro encantado que irá revelar um grande segredo, e lá elas cantam, dançam, brincam e vivem histórias mágicas e surpreendentes!

Ficha Técnica
Cia. Luis Louis: Luis Louis, Lene Bastos, Silvana Abreu, André Capuano, Jô Rodrigues, Angela Sassine, Natalia Lopes e Paula Petreca Coordenação Artística: Luis Louis Mímica Total e Teatro Físico: Luis Louis Filosofia: Luiz Fuganti Música: Gustavo Kurlat Ballet: Paula Petreca e Jô Rodrigues Coordenação de Figurinos: Fause Haten Produção de Figurinos: Angela Sassine Criação de Luz: Luis Louis e M. D. Guiselini Programador Visual: Josiel Bastos Fotografia, Imagens e Vídeo: Fernando Mastrocolla Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Direção de Produção: Lene Bastos e Silvana Abreu Assistente de Produção: Natália Lopes Produção: Estúdio Luis Louis Patrocínio: Programa Municipal de Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo Prefeitura

Local
Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra - R. Vergueiro, 1000 - Paraíso - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3397-4001 Ingresso: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia) Bilheteria: uma hora antes dos espetáculos Lotação: 120 lugares

Contatos e Informações da Cia. Luis Louis
Rua Frei Caneca, 322 - 3º andar - Consolação - São Paulo - SP – CEP 01307-000
(55-11) 3129-8852 www.cialuislouis.com.br
cialuislouis@cialuislouis.com.br

Informações para imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425
www.canalaberto.com.br