Teatro São Paulo

TEATRO SÃO PAULO

AS PONTES DE MADISON ESTREIA NO TEATRO RENAISSANCE

AS PONTES DE MADISON ESTREIA NO TEATRO RENAISSANCE

Foto: Joao Caldas

Teatro Renaissance

Teatro

Por Nanda Rovere

AS PONTES DE MADISON ESTREIA NO TEATRO RENAISSANCE

Até 20 de dezembro de 2009

A emocionante história de amor entre Francesca, interpretada por Jussara Freire e Robert, vivido por Marcos Caruso, será pela primeira vez encenada em palcos brasileiros.

Francesca é uma mulher casada que se envolve com um fotógrafo da revista National Geographic e que vai até o condado de Madison, em Iowa/EUA, registrar imagens das famosas pontes cobertas.

O encontro entre Robert e Francesca dura apenas quatro dias, mas a paixão é tão avassaladora que as suas vidas se modificarão para sempre. O que importa é o sublime e a poesia do encontro entre duas almas e não o tempo de duração.

A separação é a renúncia para que o amor não esmoreça, pois os protagonistas vivem em realidades muito diferentes.

A história é contada em flashbacks a partir da leitura dos diários de Francesca, que revela essa passagem de sua vida, encontrados por seus filhos (Caroline, interpretada por Luciene Adami e Michael, interpretado por Paulo Coronato) depois de sua morte. É através dos filhos que o público vai descobrir os segredos do romance.

Escrita em 1992 por Robert James Waller, o best seller foi levado ao cinema por Clint Eastwood, que, ao lado de Meryl Streep, encantou espectadores do mundo todo em 1995. A emoção na peça está à flor da pele, enquanto o filme é mais frio e racional.

Robert conhece o mundo e tem grande intimidade com o ser humano e com a natureza. É muito feliz e sempre colocou a sua liberdade em primeiro plano. Entusiasma-se com a segurança que Francesca lhe oferece. Francesca, por sua vez, se encanta com o espírito libertador do amante, pois abandonou a sua profissão para cuidar da casa e da família.

Para Caroline, entrar em contato com as revelações de sua mãe é a libertação de uma criação tradicional, voltada para o casamento. Mickael, num primeiro momento, se revolta, mas acaba entendendo os motivos que levaram sua mãe à traição.

A montagem brasileira tem direção de Regina Galdino e adaptação de Alexandre Tenório.

Na escolha dos atores protagonistas, a diretora Regina Galdino não seguiu o perfil do galã e da heroína. Convidou atores de talento reconhecido por personagens diversificados no teatro e na TV, e que têm a sensibilidade necessária para viverem o fotógrafo e a dona de casa italiana.

Para Caruso, viver Robert é um desafio, pois será a terceira vez que encena um texto dramático, já que consolidou a sua carreira interpretando comédias no teatro.

Jussara não pisa nos palcos paulistanos há seis anos e está com muita saudade. ¨ Estar trabalhando em São Paulo funciona como oxigênio para que eu exerça plenamente a minha profissão, diz a atriz. Para ela, Francesca é muito cativante, pois vive um amor maduro.

As Pontes de Madison é o reencontro no palco desses excelentes atores, que já foram casados ¨na vida real.

Regina Galdino valoriza o texto e a interpretação do ator, por isso busca a simplicidade na encenação. Exercícios corporais serviram como suporte para que os atores descobrissem, sutilmente, o desenho corporal e sentimental dos seus personagens.

Curiosamente, esse grande sucesso do cinema só ganhou até agora uma adaptação, na França, com o ator Alain Delon. O Brasil é o primeiro país das Américas a encenar o romance e a espectativa da equipe quanto à recepção do público é enorme.

Certamente, as pessoas de meia-idade se identificarão especialmente com o tema, mas a obra também suscitará reflexões entre os jovens - todos já passamos pelos questionamentos propostos pela obra. Como poucas pessoas encontram um amor verdadeiro, de complemento e sem cobranças, o espetáculo tem ingredientes para emocionar o espectador.

Teatro Renaissance
Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César
Central de vendas e informações: 2198.7701

Ficha Técnica:
Data: Temporada: até 13 de setembro
Preço: Sextas e domingos R$ 70,00,  sábados R$ 80
Horário: sexta às 21h30, sábado às 21h e domingo às 19h
Autor: Robert James Waller
Tradução e Adaptação: Alexandre Tenório
Direção: Regina Galdino
Elenco: Marcos Caruso como Robert Kincaid
Jussara Freire como Francesca Johnson
Luciene Adami como Caroline Johnson
Paulo Coronato como Michael Johnson.
Cenário: Marco Lima
Figurinos e Visagismo: Fábio Namatame
Iluminação: Ney Bonfante
Música Original: Mario Manga

As atrações e/ou informações sobre eventos que constam neste site estão sujeitas a mudanças e alterações sem aviso prévio. Evite surpresas telefonando antes de visitar as atrações ou eventos.
Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet