Teatro São Paulo

Teatro São Paulo

ESPETÁCULO “CACHORRO!” DE VOLTA A SÃO PAULO!

CACHORRO!"

Foto: Guilherme Vidal

ESPAÇO PARLAPATÕES DE 01 DE MAIO A 12 DE JUNHO

Teatro São Paulo

ATENÇÃO! A TEMPORADA FOI ENCERRADA

ESPETÁCULO “CACHORRO!”
Às sextas- feiras no horário de meia-noite

Espetáculo, indicado ao Prêmio Shell de Melhor Direção no Rio de Janeiro, resulta de investigação acerca do universo de Nelson Rodrigues.

Livremente inspirado no universo de Nelson Rodrigues, com dramaturgia original de Jô Bilac, CACHORRO! – que rendeu a Vinícius Arneiro a indicação de melhor direção do Prêmio Shell de 2007 no Rio de Janeiro – retorna a São Paulo no Espaço Parlapatões do dia 01 de maio a 12 de junho, somente às sextas-feiras no horário de meia-noite (dia 29 de maio não haverá apresentação). O espetáculo traz no elenco os atores Carolina Pismel, Felipe Abib e Paulo Verlings, integrantes da companhia Teatro Independente.

Sobre o espetáculo e a Companhia
O espetáculo é o primeiro trabalho da Cia Teatro Independente do Rio de Janeiro, onde o mais velho do grupo tem 25 anos. Atualmente a Cia. reside na cidade de São Paulo em virtude do projeto “Viagem Teatral” do SESI, edital de circulação no qual foram aprovados. Foram também contemplados no edital da Caixa Cultural SP, onde recentemente cumpriram uma curta e bem sucedida temporada de duas semanas. O grupo tem viajado todo o país com o espetáculo e tem agenda até o final do ano. Ainda este ano, estréiam “REBÚ”, o novo trabalho da Cia, cujo projeto foi aprovado pela lei de fomento através da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

CACHORRO! narra a trajetória de um triângulo amoroso composto por uma mulher e dois homens que são amigos há muito tempo. O drama dá-se de forma contundente na medida em que o marido não está ciente da "sociedade amorosa" na qual está inserido. A sensação de perigo constante e o desejo pelo proibido fazem com que os amantes se arrisquem mais do que deveriam...

“Nelson Rodrigues é, na peça, o veículo para uma inspiração livre. Recolhemos tudo o que foi possível, todo o material, os pensamentos arquitetados a partir do autor, para então tirarmos a essência e explorar o inesgotável dramaturgo. Concebemos um texto que Nelson não redigiu, mas que de certa forma lhe pertence, porque surge a partir dele e porque diz respeito ao seu universo dramático”, conta Vinícius.

A dramaturgia de Jô Bilac
A dramaturgia original de Jô Bilac realiza uma costura de elementos da também típica linguagem rodriguiana, preservando o ritmo, o uso de expressões que hoje soam cômicas, a maneira como as situações se desenrolam até o grande final trágico. O autor investiu num enredo fechado em detrimento da alternância de histórias. Para Vinícius Arneiro é sempre um desafio encontrar novas articulações criativas na abordagem de um autor como Nelson Rodrigues. “Para criar um olhar de proximidade e distância, dissecamos o gênero, atualizamos alguns pontos e subvertemos outros. Buscamos digerir antropofagicamente Nelson como referência fundamental da cultura popular carioca”, frisa o diretor.

Diálogo com a atualidade
Em CACHORRO!, o diretor procurou valorizar os elementos atemporais que identifica como mais pertinentes à contemporaneidade dentro da obra de Nelson. "Há uma potencialidade nos impulsos dos personagens que dialoga com os dias de hoje. Acho que o mundo atual é cada vez mais impulsivo e veloz. E os personagens de Nelson, principalmente os da “A vida como ela é” e os das tragédias cariocas costumam não ser atravessados por um processo psicológico. Os ímpetos são passionais.", afirma Vinícius.

Texto– Jô Bilac
Direção– Vinícius Arneiro
Elenco– Carolina Pismel, Felipe Abib e Paulo Verlings Iluminação– Paulo César Medeiros
Figurinos– Júlia Marini
Trilha Sonora Original– Diogo Ahmed
Cenário– Daniele Geammal
Preparação Vocal– Stefânea Corteletti
Direção de Produção– Teatro Independente
Duração– 70 minutos
Para maiores informações acesse o site www.teatroindependente.com.br

DATAS – 01 DE MAIO A 12 DE JUNHO (Dia 29 de maio não haverá espetáculo)
TEMPORADA – Sextas-feiras no horário de MEIA-NOITE

Classificação Etária – 14 anos
Valor – R$20,00
Local – Espaço Parlapatões
Endereço – Praça Franklin Roosevelt, 158 – Centro – São Paulo
Telefone – 11 – 3258 4449

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Email para contato: teatroindependente@teatroindependente.com.br
Telefones: 11 – 63967398 (Vinicius Arneiro)
21 – 78642627 (Paulo Verlings) www.teatroindependente.com.br