Agenda São Paulo

TEATRO INFANTIL SÃO PAULO

NA ILHA, NA VILA, NO MAR: NUNCA DEIXE DE VOAR!

NA ILHA, NA VILA, NO MAR: NUNCA DEIXE DE VOAR!

Foto: divulgação

Até 26 de junho de 2009

Peça Infantil

Por Canal Aberto Assessoria de Imprensa

NA ILHA, NA VILA, NO MAR: NUNCA DEIXE DE VOAR!

Espetáculo infantil trata de preconceito sexual e racial

O Núcleo Cênico ProjetoBaZar estreia dia 06 de Junho de 2009, no Teatro Commune (Rua da Consolação,
1218 - Centro), a peça infantil Na Ilha, Na Vila, No Mar: Nunca Deixe de Voar!. O espetáculo tem a intenção de tratar com naturalidade, sensibilidade e de maneira c

uidadosa o preconceito sexual e racial.

Nessa peça, duas gaivotas fofoqueiras contam a história de dois pássaros: um vive perto do mar e usa folhas de livros para acender a lareira, o outro mora no bosque e adora ler. Um branco, outro negro. Apesar de tantas diferenças, os dois pássaros têm algo em comum: gostam de estar juntos.

Para tratar de preconceito sexual e racial com as crianças, o grupo pesquisou várias cantigas infantis ("Pombinha Branca", "A casa", "Se essa rua", "A árvore da Montanha” e a “Princesa e o Sapo”) e inúmeros contos, presentes em livros como "Volta ao Mundo em 52 histórias", de Neil Philip, "Fábulas de Esopo", de Esopo, "O príncipe Sapo", dos Irmãos Grimm e "Meu amigo Jim", de Kitty Crowther.

A peça foi criada com a intenção de unir a literatura infantil e a tradição milenar da narrativa oral. Para tanto, utiliza técnicas do teatro de objetos e música ao vivo para fazer a brincadeira dentro da brincadeira.

O espetáculo faz parte do BaZar EN-CENA, em cartaz no Teatro Commune de 06 a 28 de junho de 2009. Composto por três espetáculos (IRA; Missa do Galo e o infantil Na Ilha, Na Vila, No Mar: Nunca Deixe de Voar!), BaZar EN-CENA é uma mostra de repertório onde o núcleo trabalha a teatralização de textos literários.

A História

Duas gaivotas fofoqueiras contam a história de dois pássaros: um é que vive perto do mar e usa folhas de livros para acender a lareira, o outro mora no bosque e adora ler. Um é branco, outro é negro. Apesar de tantas diferenças, os dois pássaros têm algo em comum: gostam de estar juntos. E, mesmo que outras aves torçam o bico para isso, eles não perdem uma pena de preocupação. Afinal, por que é tão difícil aceitar a proximidade deles? Quando o pássaro negro chega à vila do amigo, não sente um ambiente cordial. Isso porque os moradores nunca tinham visto um pássaro todo preto. Pacientes, ao invés de desafiarem a opinião da maioria, eles seguem suas vidas mesmo sob os olhares de reprovação. Até que algumas gaivotas percebem que o tal pássaro negro pode ensiná-las muitas coisas interessantes, como o prazer das histórias contidas nos livros.

Ficha Técnica – Na ilha, Na Vila, No Mar: Nunca Deixe de Voar!
Idéia Original Aurea Karpor
Direção Alexandre Acquiste
Dramaturgia Luis Fabiano Teixeira
Elenco Aurea Karpor, Helio Tavares e Yulle Theodoro
Música Original Aurea Karpor e Helio Tavares
Músico Snow
Assessoria de Imprensa Canal Aberto
Produção e Realização ProjetoBaZaR

“Na Ilha, Na Vila, No Mar: Nunca Deixe de Voar!”
De 06 a 28 de Junho - Sábados às 11h, Domingos às 15h
Ingressos: R$ 15,00 (meia-entrada R$7,50)
Duração: 40 minutos Lotação: 80 lugares Recomendação: livre
Local: Teatro Commune - Rua da Consolação, 1.218 – Centro – São Paulo/SP
Telefones: (11) 3476-0792 / 3476-8669 / 3807-0792

Informações para a imprensa:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425
www.canalaberto.com.br