Teatro São Paulo

TEATRO SÃO PAULO

BaZar Dramaturgia

Atriz Mariana Galeno em cena de DDP4469

Foto: Aurea Karpor

Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Teatro São Paulo

NÚCLEO CÊNICO PROJETOBAZAR

O espetáculo “DDP4469”, parte integrante do projeto “Que amores são esses?”, estreia dia 27 de novembro no Teatro de Arena e foi criado a partir dos vetos de censores sobre a obra Perdoa-me por me Traíres, de Nelson Rodrigues; a cia. oferece debates e workshops sobre o tema com apoio da Funarte

Entre os dias 27 de novembro e 7 de fevereiro de 2010, o Núcleo Cênico ProjetoBaZar, da Cooperativa Paulista de Teatro, apresenta ao público o espetáculo DDP4469 no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, como parte integrante do Projeto Que Amores São Esses?, contemplado pelo último edital da Funarte por sua singularidade ao investigar a influência da censura moral na cena paulista durante as décadas de 1950 e 1960, a partir de cinco processos de espetáculos contidos no Arquivo Miroel Silveira na Universidade de São Paulo - USP.

Foi o estudo sobre os trâmites de liberação da peça Perdoa-me por me Traíres, de Nelson Rodrigues que originou a montagem de DDP4469, que se baseou nas anotações e cortes feitos pelos censores no texto original do escritor. Durante o processo de pesquisa, o Núcleo Cênico ProjetoBaZar pôde observar que mais de 50% das alterações feitas nos processos do arquivo como um todo eram de cunho moral, e não político. Nos arquivos dessa obra em especial, foi encontrado, ainda, um abaixo-assinado com mais de seis mil assinaturas da Liga das Senhoras Católicas pedindo o veto da produção, considerada imoral.

A apresentação, que conta com a presença de quatro atores, sendo um deles músico, trata de cenas cotidianas, tal como é típico dos escritos de Nelson Rodrigues. Nos diálogos entre as personagens, são inseridos alguns trechos das anotações e vetos feitos sobre a obra estudada, traçando uma correlação entre a censura da época e a contemporânea por meio da visão do próprio censor, caracterizando uma forma inovadora de tecer críticas ao processo de aprovação do que podia ou não ser levado a público.

A escolha do Teatro de Arena para sediar o projeto se deu pela própria Funarte, mediante o fato dele ter sido um dos espaços cênicos que mais sofreu com a censura durante as duas décadas abordadas. É nele também que o ProjetoBaZar sediará o restante de sua programação.

Nos dias 3, 10 e 17 de dezembro de 2009, 14 e 21 de janeiro e 4 de fevereiro de 2010, às 21 horas, ocorrerá a série de debates Que Amores São Esses?, um estudo iniciado em março de 2009, no Casarão Belvedere, e que os participantes lidaram com questões a respeito da literatura, sexualidade e teatro.

Aos domingos, a partir de 29 de novembro de 2009 até 31 de janeiro de 2010, exceto Natal e Ano Novo, das 10h às 14h, a companhia oferece ao público, gratuitamente, o BaZar Dramaturgia - Workshop de Dramaturgia. Com curadoria de William Costa Lima, a oficina estudará o processo de censura de A Semente, espetáculo de Guarnieri, que culminará em um exercício cênico da dramaturgia que surgirá coletivamente.

Nos dias 9 de dezembro e 20 de janeiro, às 20h, no BaZar Dramaturgia Convida, a cia. propõe um encontro com dois dramaturgos em cada um dos dias, um contemporâneo e um de safras mais antigas a fim de gerar um confronto esclarecedor sobre como o teatro era feito e como é construído na atualidade.

DDP4469 - Espetáculo
De 27 de novembro a 20 de dezembro com retorno em 8 de janeiro até 7 de fevereiro de 2009

Sextas e sábados às 21h, domingos às 20h, 60 minutos, recomendação 14 anos. Ingresso R$ 10, 00.

Que Amores São Esses? – Debates
Dias 3,10 e 17 de dezembro, 14 e 21 de janeiro e em 4 de fevereiro, quintas feiras, às 21 horas. Entrada franca.
Curadoria: Carlos Canhameiro
Dia 03/12 - 21h - Arquivo Miroel Silveira e a Censura Moral
Dia 10/12 – 21h – Nelson Rodrigues
Dia 17/12 – 21h – TBC e ARENA
Dia 14/01 – 21h – Teatro e linguagem visual
Dia 21/01 – 21h – “O Feitiço” / Teatro de Revista
Dia 03/02 – 21h – Teatro OFICINA

BaZar Dramaturgia – Workshop
De 29 de novembro até 31 de janeiro, exceto Natal e Ano Novo, domingos, das 10h às 14h, 20 vagas. Inscrições gratuitas pelo e-mail aurea@projetobazar.com.br contendo nome, breve currículo e carta de interesse.

A oficina estudará o processo de censura de A Semente, espetáculo de Guarnieri, que culminará em um exercício cênico da dramaturgia que surgirá coletivamente.

BaZar Dramaturgia Convida – Encontro
Dias 9 de dezembro e 20 de janeiro, quarta feira, às 20h. Entrada franca.
Mediador: William Costa Lima
Dois dramaturgos serão convidados por dia de encontro. Um contemporâneo e um de safras mais antigas a fim de gerar um confronto esclarecedor sobre como o teatro era feito e como é construído na atualidade.

Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Teodoro Baima, 94 – Centro - Próximo a Rua da Consolação – São Paulo/SP
Tel.: 11 3256-9463 -

Informações para imprensa:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425
www.canalaberto.com.br

As atrações e/ou informações sobre eventos que constam neste site estão sujeitas a mudanças e alterações sem aviso prévio. Evite surpresas telefonando antes de visitar as atrações ou eventos.