Teatro São Paulo

TEATRO SÃO PAULO

SEPARAÇÃO DE CORPOS

SEPARAÇÃO DE CORPOS

Foto: Vitor Vieira

TUSP - Temporada até 30 de agosto

Estreia em São Paulo

Por Renata Lopes / ARTEPLURAL Comunicação

Separação de Corpos utiliza expressão
corporal e Aikido para tratar de rompimento amoroso

Responsável pela dramaturgia, direção, cenários e figurino, a atriz Renata Mazzei destrincha no palco as agruras de uma separação, utilizando expressão corporal inspirada nas técnicas do Aikido. A trilha é composta por Dudu Tsuda, da banda Trash Pour 4 e o figurino de autoria de Renata Mazzei e da atriz Suzana Alves.

A união de experiências pessoais com técnicas do aikido é base do novo espetáculo solo de teatro da atriz Renata Mazzei, do CEPECA (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator). Separação de Corpos é um projeto que une elementos de expressão corporal e técnicas da arte oriental aikido para contar a trajetória emocional de uma mulher que se separa do marido. A estreia é dia 8 de agosto, sábado, às 19 horas na Sala Experimental do TUSP . A temporada acontece aos sábados e domingos até 30 de agosto.

Concebida a partir das experiências pessoais da atriz e diretora, a dramaturgia, assim como todo o projeto, nasceu em meio à desordem da separação conjugal enfrentada por Renata em 2007. Diante da ebulição emocional gerada pela situação, a atriz alcançou os estímulos necessários para que, por meio de improvisações, construísse o roteiro e as cenas. “Quando comecei a criar a peça estava vivendo o fim de uma relação de 10 anos. Fui pega de surpresa, estava muito confusa, deprimida, angustiada e isso me trouxe uma turbulência emocional muito grande”, conta Renata.

Assim, das emoções, veio a criação: “Estava com meu mestrado atrasado, com dificuldade de me concentrar nele. Decidi, então, destrinchar esse tema, por uma necessidade íntima, como forma de entender o que eu estava vivendo e de me limpar de toda a carga negativa que uma separação traz. Não queria que isso fosse simplesmente uma terapia, mas que se transformasse em uma obra de arte com a qual outras pessoas pudessem se identificar”, explica Renata.

Sinopse: Uma mulher, após ser deixada pelo amado, enfrenta diversos estágios emocionais em busca da superação dessa perda. Por meio do contato com os móveis da casa e das lembranças do passado, que desperta sentimentos como desespero, esperança, frustração, alegria, tristeza, desânimo e saudade, ela tenta se reajustar a nova realidade, descobrindo como seguir em frente. As ações da personagem bem como a concepção cênica foram inspirados no Aikido.

Sobre o grupo

O CEPECA (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator) foi criado em 2007 por alunos da graduação, mestrado e doutorado, com direção do Professor Dr. Armando Sérgio da Silva e está sediado na ECA-USP. O CEPECA tem, como objetivo principal, o desenvolvimento de projetos específicos na área de interpretação, através da aplicação de ações, procedimentos e exercícios visando resultados perceptíveis na cena teatral. Desde a sua criação, se preocupa em aprofundar as pesquisas na área da interpretação através de seus vários núcleos. Em seu repertório estão os espetáculos: Hamlet, A Mulher e o Cisne, Ana-me, todos de 2009. Está previsto para setembro de 2009 o lançamento de um livro composto por artigos escritos por seus integrantes a respeito das pesquisas desenvolvidas.

Sobre Renata Mazzei

Atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena (1998) e advogada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Renata concluiu recentemente pesquisa em nível de Mestrado na Escola de Comunicação e Artes da USP e integra o CEPECA (Centro de Pesquisa e Experimentação Cênica do Ator) coordenado pelo Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva, dentro do qual preparou os espetáculos Separação de Corpos e A Mulher e o Cisne. Renata fez parte da Arte Tangível Cia de Teatro até 2007, companhia com a qual apresentou os espetáculos Sobre Sonhos e Esperança - espetáculo inspirado na vida e obra de Paulo Freire (2006/2007) -, Itãs Odu Medeia (espetáculo inspirado nos rituais do Candomblé - 2006/2007), Solidão (2005) e Nasus e Flora- Uma estória de amor (2002 a 2005).

SEPARAÇÃO DE CORPOS - Estreia dia 8 de agosto, sábado, às 19 horas, no TUSP – Sala Experimental.
Direção, Dramaturgia e Cenário: Renata Mazzei.
Figurino: Renata Mazzei e Suzana Alves.
Assistência e supervisão: CEPECA (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator).
Elenco:
Renata Mazzei.
Trilha Sonora
: Dudu Tsuda.
Duração: 50 minutos.
Recomendação: 16 anos.
Capacidade: 30 lugares.
Temporada: sábados às 19 horas e domingos às 18 horas. Até 30 de agosto

TUSP – Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque - Tel. (11) 3255-7182.
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Ingressos podem ser reservados por telefone ou pessoalmente na administração do teatro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
 Ingressos - R$ 20,00 (meia-entrada para estudantes, idosos e classe artística).
Estacionamento conveniado: Rua Maria Antônia, 176 – R$ 6,00 mediante apresentação do carimbo ou comprovante de entrada.

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet