Projetos Culturais

CULTURA - PROJETOS CULTURAIS

TELINHA DE CINEMA

Foto: divulgação

Por Leila Dias / Coordenadora

FESTIVAL DE FILMES CURTÍSSIMOS

MICROMETRAGEN PRODUZIDOS NO PROJETO TELINHA DE CINEMA NO FESTIVAL DE FILMES CURTISSIMOS

Depois de faturar todos o premios na categoria FILMES DE BOLSO no Festival de GRAMADO em agosto de 2008 voltamos ao cenárioa nacional com os filmes, É Dia de Feira e Todas as Linguas que foram escolhidos para compor a programação "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" do FESTIVAL DE FILMES CURTÍSSIMOS noEspaço Multimídia que estará aberto nos dias 24, 25 e 26 de abril entre as 15h e 20h no Cine Brasília. Para conferir esses micrometragens e muitos outros acessem nosso blog www.telinhadecinema.blogspot.com

SOBRE O FESTIVAL

O Festival International des Trés Courts nasceu no ano de 1999, na cidade de Paris, França e está em sua 11ª Edição no mundo e sua 2ª Edição no Brasil, em Brasília. O festival teve sua primeira edição realizada no prestigiado Fórum des Images em Paris. Na ocasião, imediatamente constatou-se o interesse pelo formato curtíssimo tanto por parte dos realizadores como do público. Esta iniciativa encoraja as criações locais (nacionais) e internacionais e oferece notadamente ao Brasil, seu próprio espaço de originalidade e invenção. De Paris a Berlim, passando por Dakar ou Seul, 70 cidades acolhem a programação do Festival Très Court durante três dias, simultaneamente. O Festival acontece de 24 a 26 deste mês, em Brasília, no Cine Brasília e, no Rio de Janeiro, na Cinemateca do MAM.

O vídeo "Basta um pé ... e uma mão"

Produzido pelos alunos da Universidade da Maturidade, durante a 1ª. Oficina de Pocket Movies do Fórum do Lago, com direção professores Leila Dias e André Araújo levou o prêmio de melhor vídeo de bolso na categoria ciber júri e também o do júri oficial. A oficina foi uma realização da Organização Jaime Câmara em parceria com projeto Telinha de Cinema.

Com uma linguagem moderna de cenas rápidas, o filme mostra de maneira bem humorada a necessidade da conscientização ambiental. A ficção mostra a trajetória de uma garrafa de plástico que, após ser chutada, percorre toda a cidade poluindo o meio ambiente. Podem conferir o vídeo acessando o link

O Projeto

O projeto "Telinha de Cinema" envolve seus alunos na atmosfera mágica e misteriosa do cinema, que servem como referência para esta nova forma de manifestação artística. Com os olhos e a mente voltados para a produção audiovisual, os alunos desenvolvem de maneira prazerosa suas habilidades com a leitura, a escrita e a capacidade de compreensão de diversas linguagens. Estas condições permitem que comunidades com pouco acesso a instrumentos de produção cultural possam se auto-representar e manifestar sua leitura da realidade através do vídeo.

Para garantir uma experiência cultural ainda mais ampla e diversificada aos jovens,criamos o Telinha Sonora, um estúdio-escola voltado para produção de trilhas. sonoras e ringtones. Esta novidade permitirá o desenvolvimento de novos talentos artísticos em áreas até então não contempladas pelo projeto original.

O Projeto Telinha de Cinema é um realização da Casa da Árvore – Projetos Sociais em parceria com o Instituto Vivo.

Retranca: Jovens se destacam produzindo vídeos com celular e ganham espaço no mercado de trabalho
Local: Palmas – TO,

Fontes:
Aluísio Cavalcante – Assessor de Imprensa (63) 9996-1431 zucavalcante@gmail.com
Leila Dias – Coordenadora do projeto(63) 9911-8445 leiladcavalcante@gmail.com
Vídeos disponíveis no endereço : www.telinhadecinema.blogspot.com www.youtube.com/telinhadecinema

INFORMAÇÕES BÁSICAS
Projeto: Telinha de Cinema – Núcleo de Incentivo a Produção Audiovisual Especializado em Vídeos de Bolso
Realização: Casa da Árvore Projetos Sociais / patrocínio - Instituto Vivo
Início: Janeiro de 2007
Localização: Palmas – Tocantins (Jardim Aureny I, rua Teresina nº 6)
Cursos Gratuitos: Vídeos de Bolso; Trilha Sonora/Ringtone; Violão e Percussão
Beneficiados:
2007 – 12 jovens
2008 – 40 jovens
2009 – 160 jovens

Prêmios:
1º lugar no Prêmio Melhor Projeto Nacional de 2007 na área de educação com Dispositivos Móveis – Instituto Telemig Celular.
1º lugar júri oficial e ciber júri na categoria cinema com celular no Gramado Cine Vídeo – RS 2008
1º lugar júri oficial e 1º lugar júri popular no Chico - Festival de Vídeo de Palmas - TO

CASE DE SUCESSO

Há poucos dias, o estudante Alan Alves cumpria uma rotina que a cada dia se caracteriza como um ritual de iniciação na vida dos jovens brasileiros a procura pelo primeiro emprego. Morador do Jardim Aureny IV, zona sul de Palmas, e estudante do Centro de Ensino Médio de Palmas, quase conseguiu seu primeiro trabalho remunerado como atendente de uma lan house, mas não deu certo. Pouco depois, foi surpreendido por um convite que partiu de uma das maiores empresas de comunicação do Estado do Tocantins, a Public Comunicação e Marketing.

Alan foi escolhido, juntamente com Merk Miranda, de 16 anos, entre os mais de 50 jovens que fazem parte do projeto Telinha de Cinema. Os dois jovens foram destaques na última edição do Chico – Festival de Cinema e Vídeo de Palmas, realizado em novembro de 2008, quando levaram para casa o prêmio de melhor vídeo na estreante categoria de pocket movies, pelo júri popular com Movimento Pela Vida (direção Alan Alves), e pelo júri oficial com Todas as Línguas (direção Merck Miranda).

Depois disso várias empresas já agendaram uma visita dos jovens estudantes de vídeos de bolso às suas instalações e se interessaram em ceder vagas para estágios para estudantes do Telinha de Cinema.

Histórico do Projeto

O projeto “Telinha de Cinema” é uma parceria entre a ONG Casa da árvore e Instituto Vivo e nasceu em janeiro de 2007 para ser uma estratégia de estimulo a produção audiovisual entre os estudantes da rede pública de Palmas, capital do Tocantins, e ao mesmo tempo torná-la instrumento de apoio para o processo de educação formal. Para isso aproveitamos o desenvolvimento das tecnologias de telefonia móvel, a popularização e o barateamento dos aparelhos celulares com câmeras para facilitar o acesso aos recursos técnicos necessários para a produção audiovisual. Logo no primeiro contato a decisão pelo uso dos celulares se mostrou, pedagogicamente, mais do que acertada, pois, mesmo sendo moradores de comunidade carente, os 12 jovens selecionados para a primeira turma já demonstravam familiaridade com o equipamento. Isso potencializou as características peculiares das câmeras dos celulares, que são de fácil manipulação e difusão dos resultados finais. Aliado a isso, o Telinha de Cinema proporcionou uma experiência de vida inusitada para aqueles que até agora participaram dele. Na bagagem, os jovens que por aqui passaram, levaram a participação no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental da Cidade de Goiás – FICA, a visita à produtoras de vídeo, a coberturas de eventos nacionais sobre educação, como o Fórum Nacional de Líderes Empresariais – em Comandatuba/BA e o 9º. Movimento pela Vida, em Palmas, além da realização de uma sabatina com o jornalista Caco Barcellos.

Visita do Jornalista Caco Barcellos - TOVisita do Jornalista Caco Barcellos - TO
Rotina
As aulas acontecem três vezes por semana no Espaço Telinha, que está localizado no Aureny I, bairro mais populoso da periferia de Palmas. O curso é dividido em duas turmas, matutino e vespertino. Em três dias por semana os alunos aprendem técnicas de roteiro, produção, gravação e edição com celulares. O projeto tem duração média de 05 meses e ao final, além da produção de vários vídeos experimentais e um oficial, um certificado de participação, os alunos também deixam o projeto capacitados para entrar no mercado audiovisual. Ao fim de cada semestre realizamos uma mostra de vídeos com participação dos alunos, seus pais e a comunidade em geral.

Leila Dias, coordenadora do projeto recebe premio – RS Leila Dias, coordenadora do projeto recebe premio – RS
Conquistas
• Ampliação do número de vagas para 160 jovens
• Contratação de alunos por grandes empresas
de comunicação do Estado - TO
• 1º lugar no Prêmio Melhor Projeto Nacional de 2007 na área de educação com Dispositivos Móveis.
• 1º lugar júri oficial e ciber júri na categoria cinema com celular no Gramado Cine Vídeo – RS 2008
• 1º lugar júri oficial e 1º lugar júri popular no Chico - Festival de Vídeo de Palmas – TO

Oficinas e palestras “Telinha de Cinema”

Palestra O case Telinha de Cinema
Data: Setembro de 2009
Local: Faculdade Objetivo – Palmas – To
Instituições promoventes: Faculdades Objetivo

Palestra O case Telinha de Cinema
Data: agosto de 2008
Local: Museu da Imagem e do Som - Campinas
Instituições promoventes: Faculdades Objetivo

Oficina Telinha no Fórum do Lago
Data: junho de 2008
Local: Organizações Jaime Câmara - TO
Instituições Proponentes: Organizações Jaime Câmara – TO e ONG Casa da Árvore

LeilaDias
Coordenadora (63) 9911-8445

www.telinhadecinema.blogspot.com