twitter   facebook   MySpace

TEATRO - RIO DE JANEIRO

“VARIAÇÕES FREUDIANAS 1: O SINTOMA”

VARIAÇÕES FREUDIANAS 1: O SINTOMA

Foto: divulgação

Roteiro de teatro Rio de Janeiro

Por Informações para a imprensa: Diego Cotta (Target Assessoria de Comunicação )

“Variações Freudianas 1: o sintoma”

Espetáculo funde teatro, música, dança, vídeo e psicanálise para discutir as descobertas de Freud sobre o inconsciente e os sintomas da atualidade. Cumpre temporada até 29 de maio na Casa de Cultura Laura Alvim

9 de abril a 29 de maio de 2011

Após uma turnê pelas cidades de Roma, Joinville e Fortaleza, a Cia. Inconsciente em Cena estreia no Rio de Janeiro o espetáculo “Variações Freudianas 1: o sintoma” para uma temporada de dois meses no Espaço Rogério Cardoso - o “porão” da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. A peça fica em cartaz de 9 de abril a 29 de maio, todos os sábados e domingos, às 21h30 e 20h, respectivamente. Com texto e concepção do psicanalista Antonio Quinet e encenação da diretora e coreógrafa Regina Miranda, a peça é inspirada em casos estudados por Freud e sintomas contemporâneos, como sonambulismo, pânico, fobia, histeria, obsessão, compulsão e a repetição de rituais neuróticos.

É um espetáculo intimista (40 lugares) que convida o espectador a entrar no consultório do psicanalista e acompanhar suas elaborações sobre as teorias freudianas e os casos clínicos que, simultaneamente, são representados pelos atores. O resultado desta interação é a participação do público em uma conferência dramatizada que descortina o teatro do Inconsciente, debatendo temas atuais, como a tendência ao uso indiscriminado de remédios psiquiátricos; a insatisfação feminina, a resistência ao compromisso amoroso e desejos.

“A dramaturgia é desenvolvida simultaneamente em dois planos: o da realidade e o da Outra Cena, primeiro nome que Freud deu ao Inconsciente. Mesclando sonhos e fantasias com pensamentos, teorias e falas, a peça mostra a simultaneidade dos dois planos na vida cotidiana. O sonho invade a realidade que se confunde com a fantasia. Os sintomas dos personagens expressam o ponto de contato entre esses dois planos”, explica Antonio Quinet, psicanalista e idealizador da peça.

A proposta cênica, que utiliza a linguagem de teatro coreográfico, conduz os atores Ilya São Paulo e Aline Deluna a um intenso movimento de corpos e expressões faciais, emprestando a densidade necessária aos sentimentos paradoxais sugeridos pelo texto. Autor de Variações Freudianas e idealizador do projeto, o psicanalista Antonio Quinet também integra o elenco juntamente com o músico José Eduardo Costa Silva (alaúde e guitarra barroca) - que trouxe para a cena a música barroca e contemporânea que é executada ao vivo durante o espetáculo.

Este é o segundo projeto teatral da Cia. Inconsciente em Cena no qual a diretora e coreógrafa Regina Miranda colabora com Quinet. Com extensa formação em Laban, nesta peça Regina optou por desenvolver uma partitura cênica que atualiza a linguagem expressionista. A dramaturgia, que Regina chama de "teatro coreográfico", é inspirada em sua concepção de corpo-espaço e na Fita de Moëbius, imagem topológica (muito utilizada por Lacan) na qual não há diferença entre o interno e o externo, para colocar em cena a tese freudiana de que “o corpo é o palco onde o inconsciente se manifesta.

Antonio Quinet é psicanalista, com formação analítica na França, médico e doutor em filosofia (Paris VIII), conferencista internacional com vários livros publicados no Brasil e no exterior, responsável pela tradução de várias obras de Lacan, dramaturgo e professor do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA). Esta é a quinta peça que escreve e a quarta que é montada. Há cinco anos vem pesquisando a articulação entre psicanálise e teatro escrevendo, montando peças e dirigindo a Cia. Inconsciente em Cena, criada para essa finalidade.

Elenco: Aline Deluna e Ilya São Paulo
Texto e concepção: Antonio Quinet
Encenação e Direção de Movimento: Regina Miranda

Serviço:

Variações Freudianas 1: o sintoma
local: Casa de Cultura Laura Alvim / Teatro Rogério Cardoso (porão 40 lugares)
Endereço: Av. Vieira Souto, 176/ Ipanema
Temporada: até 29 de maio de 2011- Sábados às 21h30 e Domingos às 20h
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia)
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet