Os benefícios do óleo de coco que você tem que conhecer
Os benefícios do óleo de coco para a saúde são incontáveis, não apenas quando consumidos como alimentos, mas também quando aplicados diretamente na pele e nos cabelos. A nutricionista Diana Zaidan da Clínica LV Cirurgia Plástica lista alguns dos principais benefícios deste alimento poderoso.
Segundo especialistas, é importante lembrar que o óleo de coco deve ser extra virgem, prensado a frio e, de preferência, orgânico. “Nada vale a pena sem a combinação de uma alimentação saudável e atividade física”, dizem os nutricionistas. Saiba como o óleo de coco pode melhorar sua saúde.
Melhorar a imunidade
Segundo Diana Zaidan, o óleo de coco é um alimento funcional formado a partir de triglicerídeos de cadeia média, que, ao entrar em contato com o estômago, são convertidos em glicerídeos láuricos – um potente medicamento antibacteriano, antifúngico e antiviral, ou seja, atua diretamente no sistema imunológico sistema.
Também é rico em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) que podem controlar o colesterol, aumentar o HDL (gordura boa) e diminuir o LDL (gordura ruim), por isso o óleo de coco é anti-inflamatório e anti-inflamatório. .
Harmoniza com qualquer tipo de comida
Devido ao seu sabor neutro, o óleo de coco pode ser adicionado a uma variedade de preparações alimentícias. Uma ótima opção é usá-lo para dar sabor a saladas e legumes, ou para refogar legumes, arroz e proteína, segundo os nutricionistas.
Já está cru e pode ser combinado com saladas de frutas, smoothies, café e outros alimentos. “É importante permitir que a criatividade se expanda porque é um óleo resistente ao calor e, portanto, nos permite usar várias possibilidades”, diz um especialista.
Sem contra-indicações
Antes de introduzir o óleo de coco em sua dieta, é sempre importante consultar um profissional para que ele possa ajudar a entender como ele é consumido e quanto você precisa diariamente. No entanto, Diana Zaidan ressalta que não há contraindicações, pois é um alimento saudável e nutritivo.
Alternativa ao óleo de cozinha tradicional
O óleo de coco é o melhor óleo para cozinhar porque é um triglicerídeo de cadeia média que pode atingir altas temperaturas sem oxidar e alterar suas propriedades nutricionais. “Ao contrário de óleos vegetais como óleo de soja, milho e canola, ele não é convertido em gorduras trans quando exposto ao calor”, explica Diana Zaidan.
Ajuda a perder peso
O óleo de coco é um triglicerídeo de cadeia média, ou seja, é facilmente absorvido e convertido em energia no fígado, em vez de se acumular nas células adiposas na forma de gordura. Também acelera o metabolismo, que por sua vez promove a queima de gordura.
Hidrata a pele e cabelo
O óleo de coco fornece excelentes resultados para o cabelo e a pele e pode ser usado não apenas por via oral, mas também se for usado como hidratante.
Segundo nutricionistas, pode ser aplicado nos cabelos antes de dormir, o que pode deixar os fios mais brilhantes e reduzir a queda. “Se o caso claro é alopecia idiopática, este óleo potente inibe a ação da 5-alfa-redutase, evitando assim a queda de cabelo”, diz Diana Zaidan.
Pode ser usado antes do treino
O óleo de coco fornece energia rápida para se exercitar com mais energia e acelera seu metabolismo. Dito isto, possui propriedades para perda de peso, promove a saciedade e pode suprimir a fome durante o treino.
Segundo Diana Zaidan, quando combinado com o café (que estimula o sistema nervoso central, melhorando o estado de alerta e o desempenho durante exercícios de força e aeróbicos), o óleo de coco se torna um excelente termogênico, podendo ser consumido antes do treino.