Principais fundamentos de SEO para otimizar seu blog

Formula Negocio Online – Será que funciona?

Fundamentos de SEO

O SEO para blogs é fundamental para quem busca sucesso na web. Inclusive o trabalho de uma consultoria SEO é cada vez mais requisitado por empresas com presença na internet, sendo uma grande oportunidade para negócios.

negócios online
Pensando nisso, separamos neste conteúdo os principais fundamentos de SEO para que você possa aplicá-los em seu blog e assim otimizá-lo para os mecanismos de busca. Veja!

Palavra-chave

O primeiro fundamento é escolher a palavra-chave certa, ou seja, aquela que está relacionada com a sua persona, que tem chances de rankeamento e que solucionará o problema do seu público.

Para encontrar palavras-chave é importante fazer diversas pesquisas e análises em ferramentas como o Ubersuggest e o planejador de palavras-chave do Google Ads.

Títulos e descrições

Outro ponto é investir um tempo em títulos e descrições que sejam realmente atraentes. Até porque, quando fazemos uma busca no Google aparecem diversos resultados e clicamos naquele título que chamou mais atenção, não é verdade?

Conteúdos

Os conteúdos do seu blog precisam ser completos, atualizados, originais e além disso devem:

  • Ter a palavra-chave algumas vezes durante o conteúdo, no título, em algum subtítulo (H2, H3…), na URL e na meta description;
  • Ser objetivos e claros;
  • Ter parágrafos curtos, de três quatro linhas no máximo;
  • Ter links internos, ou seja, de outros conteúdos do seu blog;
  • Ter links externos, ou seja, de conteúdos publicados por outros sites de autoridade;
  • Ter imagens, infográficos, áudios ou vídeos, sendo que todos devem ser leves;
  • Ter frequência.

Conteúdos duplicados

Ter conteúdos duplicados em seu blog é um erro bem grave e o Google irá penalizá-lo por isso. Por isso, atente-se na hora de criar conteúdos e se possível, use a ferramenta “Copyscape” para verificar se tem algo copiado.

URLs amigáveis

Você já ouviu falar em URLs amigáveis? Basicamente elas funcionam como um endereço da página que as pessoas irão encontrar.

Sendo assim, é importante que elas sejam claras, simples, sem acentos, separadas por hífen e não muito longas. Por exemplo: www.seublog.com/principais-fundamentos-seo-blog

Evite URLs que tenham números, símbolos e coisas que não deixem claro o que a página mostra, como: 

Mobile-friendly

Cada vez mais as pessoas navegam na internet por meio de smartphones, sendo assim, o seu blog precisa ser adaptado para dispositivos móveis, pois ter um blog responsivo é uma grande oportunidade para alcançar mais pessoas.

negócios online

Https

Se o seu blog ainda é em “http”, mude para “https” o quanto antes, pois sites e blogs que seguem esse protocolo são vistos com bons olhos pelo Google já que prezam pela experiência do usuário e navegabilidade.

Check Also

Ebooks PLR Traduzidos Para o Português

2.400 Ebooks PLR Traduzidos Para o Português Prontos Para Você Criar Seu Ebook Com direito …