Allyson Felix – Uma das maiores medalhistas em Mundiais de atletismo

Allyson Felix lidera lista dos maiores medalhistas em Mundiais de atletismo: confira

Americana que estará em Doha tem 16 medalhas, duas a mais que Usain Bolt, que encerrou a carreira após Londres 2017. Carl Lewis e Michael Johnson integram lista dos multicampeões

ATLETISMO

Com 11 ouros, três pratas e dois bronzes, num total de 16 medalhas, a americana Allyson Felix é a maior medalhista da história dos Mundiais de Atletismo.

A velocista de 33 anos, que estará em ação na edição de Doha, desta sexta a 6 de outubro, supera até mesmo o lendário Usain Bolt, segundo da lista com 11 ouros, duas pratas e um bronze, num total de 14 medalhas.

A lista dos 10 maiores medalhistas de todos os tempos conta com outros nomes que marcaram época, como Carl Lewis e Michael Johnson.

Dentre os top 10 que ainda estão em atividade, chama atenção o nome de Shelly-Ann Fraser-Pryce. A jamaicana, que também compete em Doha, tem sete ouros e duas pratas, num total de nove medalhas.

Atletismo na Jamaica – Athletics in Jamaica

1980
Nos Jogos Olímpicos de Moscou 1980 , a Jamaica ganhou uma medalha de bronze no ciclismo e ganhou mais duas medalhas de bronze no atletismo. Essas medalhas veio graças ao Donald Quarrie nos 200 m e 20-year-old Merlene Ottey que se tornou o primeiro atleta do sexo feminino a partir de uma fala Inglês ilha caribenha de ganhar uma medalha olímpica depois de ganhar bronze nos 200 m. Os Jogos da Commonwealth de 1982 era onde Ottey conquistou sua primeira medalha de ouro, nos 200 m, estabelecendo um novo recorde comunidade de 22.19 segundos. Ela também ganhou prata nos 100 m e ajudou 4×100 m equipe feminina jamaicana de Cathy Rattray-Williams, Grace Jackson e Leileth Hodges de bronze. Bertland “Bert” Cameron tornou-se 400 m Commonwealth campeão vencendo-o Jamaica Sportsman do ano .

Campeonato Mundial

Em 1983, o primeiro Campeonato Mundial de Atletismo foram realizadas. Isso deu atletas jamaicanos mais oportunidades de ganhar grandes medalhas. Bert Cameron se tornou o primeiro 400 m Campeão do Mundo. Merlene Ottey também tenho prata nos 200 m. A equipe m 4×100 das mulheres (Leleith Hodges, Jacqueline Pusey, Juliet Cuthbert , e Merlene Ottey) também ganhou uma medalha de bronze.

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, Merlene Ottey-Página conquistou dois bronzes (no 100 e 200 m). M equipa 4×100 dos homens de Al Lawrence , Greg Meghoo , Donald Quarrie e Ray Stewart ganhou a prata olímpica também. Jamaica boicotaram os 1986 Jogos da Commonwealth de mais de Margaret Thatcher postura ‘s on apartheid era a África do Sul . Eles foram, contudo, no Campeonato Mundial de Atletismo de 1987 . Não houve medalhistas de ouro, mas Raymond Stewart ganhou a prata nos 100 m e Merlene Ottey ganhou mais dois bronzes (mais uma vez nos 100 m e 200 m) para colocar em seu gabinete medalha. M equipa 4×100 dos homens de John Mair, Andrew Smith, Clive Wright e Raymond Stewart ganhou outro bronze para adicionar ao quadro de medalhas. Nos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul Grace Jackson ganhou uma prata nos 200 m e assim o fez 4×400 equipe m revezamento dos homens de Howard Davis (Earl Mellis), Devon Morris , Winthrop Graham e Bert Cameron. Surpreendentemente Merlene Ottey não ganhou nenhuma medalha nestes jogos.

Check Also

Megan Rapinoe é eleita a melhor jogadora do mundo

Rapinoe discusa contra o racismo e a homofobia no futebol FUTEBOL INTERNACIONAL – Premiação Fifa …

Deixe um comentário